Voltar

Escritório Regional da Funasa é inaugurado em Presidente Prudente

Escritório Regional da Funasa é inaugurado em Presidente Prudente

Localizado em Presidente Prudente, o escritório oferecerá assistência, planejamento e incentivo as ações de saneamento básico de 281 municípios de São Paulo.
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 18 Jun 2021 21:20:39 -0300

Última modificação: Sex, 18 Jun 2021 21:23:26 -0300

Coronel Giovanne Silva fala durante evento de inauguração do Escritório Regional da Funasa em Presidente Prudente/SP

Foto: Marcos Sanches/Unipontal/SP

Para dar assistência técnica nas ações de saneamento básico as regiões sudoeste e noroeste de São Paulo, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em parceria com a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), inaugurou o Escritório Regional no Sudoeste Paulista, localizado em Presidente Prudente. A celebração foi realizada na manhã desta sexta-feira (18), no Centro Cultural Matarazzo.

A abertura da solenidade ocorreu no Teatro do Centro Cultural e contou com a presença do presidente da Funasa, Coronel Giovanne Gomes; do superintendente estadual da Superintendência Estadual em São Paulo (Suest/SP), Ronaldo Camargo; do prefeito de Presidente Prudente e presidente da Unipontal, Ed Thomas; além da participação de deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e representantes de 110 cidades.

O Escritório Regional, localizado na Rua Ribeiro de Barros e permitirá o atendimento de 281 municípios, centralizando os assuntos referente às prefeituras de São José do Rio Preto, Bauru, Araçatuba e Marília, sendo 249 cidades com menos de 50 mil habitantes. Por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 01/2021, serão oferecidos assistência técnica nas atividades referentes ao saneamento ambiental; elaboração de planejamento regional ou municipal em ações de saneamento básico e incentivo e orientação as atividades voltadas para a preservação do meio ambiente.

Para o presidente, coronel Giovanne, a inauguração do escritório é um exemplo prático da restruturação da fundação que aproximará os estados e municípios. "A Funasa e os prefeitos estão com o mesmo objetivo: de ofertar uma política púbica de qualidade ao povo brasileiro. Esse é um dos princípios que tem norteado as nossas ações na Funasa. Com o escritório, ocorrerá a aproximação com os 281 municípios e possibilitará reuniões mais efetivas, estabelecimento de estratégias mais eficazes. Para realmente chegar a política pública para quem mais precisa", disse.

O superintendente estadual Ronaldo Camargo, destacou a importância da Funasa estar nos municípios, para promover agilidade e desburocratização nas ações de saneamento. "A Funasa tem que estar nas cidades, temos que ser agentes facilitadores dos prefeitos. Nós estamos, ineditamente, inaugurando o primeiro escritório de descentralização da Funasa, no estado de São Paulo. Já tínhamos estudados as regiões passíveis no gerar economicidade, atender melhor as políticas públicas e Presidente Prudente tem uma localização privilegiada ao que nós pedimos".

Ed Thomas, prefeito de Presidente Prudente, ressaltou a economia que o escritório proporcionará, evitando os representantes dos municípios precisem viajar para a Suest, em São Paulo. "Esse projeto desse escritório que é mais do que regional, acima do macro, para atender e economizar dos cofres públicos mais de R$ 5 milhões por ano, nas viagens de idas e vindas. Para atender muito mais e para resolver os problemas. O Escritório Regional é uma extensão da Funasa e do Governo Federal. A presença da Funasa hoje nos traz mais união, a solução para que a gente transforme a vida das pessoas com a saúde", afirmou.