Voltar

Estação de Tratamento de Esgoto é inaugurada em Santo Antônio do Tauá, no Pará

Estação de Tratamento de Esgoto é inaugurada em Santo Antônio do Tauá, no Pará

Mais três municípios do estado estão com ETE¿s em fase de conclusão
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sáb, 10 Abr 2021 16:02:33 -0300

Última modificação: Sáb, 10 Abr 2021 16:04:15 -0300

Estação de Tratamento de Água em Santo Antônio do Tauá

Foto: Suest/PA

Melhorar a saúde da população, evitar a proliferação de doenças e preservar o meio ambiente. É o objetivo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) com a inauguração da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município de Santo Antônio do Tauá, no Pará, na última terça-feira (6/4). Por meio do TC/PAC nº 106/14, firmado entre a Superintendência Estadual da Funasa no Pará (Suest/PA) e a prefeitura municipal, foram investidos R$ 6,5 milhões na estação que atenderá sete mil habitantes.

Participaram da inauguração o superintendente estadual da Funasa, Mauro Bastos; o chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), João Padilha; o prefeito municipal, Rossivaldo Ferreira; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Antônio Carvalho e o deputado federal, Eduardo Costa.

Para Mauro Bastos, a implantação da Estação de Tratamento de Água vai melhorar a qualidade de vida população local e contribui para prevenção de doenças. "Nos sentimos realizados em mudar a vida de muitas pessoas entregando mais uma obra da Funasa. Quando a população tem esgoto tratado, consequentemente, prevenimos doenças e a saúde melhora", evidencia.

O município de Santo Antônio do Tauá, a 63 km da capital Belém, não possuía nenhum tipo de tratamento de esgoto. Até a finalização da obra, os moradores utilizavam sistemas individuais de esgoto doméstico, como fossas secas, onde os dejetos eram eliminados em um buraco escavado no solo e lançados diretamente nos mananciais.  

Para garantir o tratamento do esgoto coletado, a ETE tem em sua composição um conjunto de filtros - Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA) e Anaeróbio (FAN), com capacidade de tratar 15l/s que atenderão toda a população local, além de 13.483 metros de rede de tratamento e uma estação elevatória. 

Para o chefe da Diesp, João Padilha, a nova obra assegura o tratamento adequado dos efluentes domésticos, impactando positivamente na vida dos moradores, evitando, assim, a transmissão de enfermidades. "A instalação da ETE irá impactar grandemente na qualidade de vida da população do município, uma vez que o mesmo é cortado por vários mananciais (Igarapés) e os rejeitos iam para os mananciais sem tratamento, prejudicando a saúde dos moradores", explica.

Ainda de acordo com informações da Diesp, as obras de Estação de Tratamento de Esgoto dos municípios de Almerim, Novo Progresso e Soure estão em fase de conclusão, com previsão de entrega para ainda este ano.