Voltar

Feira de Ciências de escola do Paranoá apresenta a SALTA-z aos alunos

Feira de Ciências de escola do Paranoá apresenta a SALTA-z aos alunos

Uma consultora da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) acompanhou o evento para explicar o funcionamento da Solução Simplificada de Abastecimento de Água
Por Amanda Miguel

Publicação: Qua, 04 Jul 2018 10:10:02 -0300

Última modificação: Qua, 04 Jul 2018 18:56:39 -0300

Consultora da Funasa, Fernanda Pereira de Souza, compartilhando informações com alunos brasilienses.

Foto: Amanda Miguel

A Solução Simplificada Coletiva de Tratamento de Água - SALTA-z - foi apresentada na manhã desta quarta-feira (04/07) para alunos do Centro de Ensino Médio 01 (CEM) da cidade satélite do Paranoá (Brasília). A Funasa disponibilizou a maquete da Solução, de modo a contribuir com o aprendizado dos alunos quanto a importância do acesso a uma água de qualidade e também ao saneamento básico.

O tema da feira deste ano é: Ciências para reduzir a desigualdade. Participam 130 de grupos de alunos e o evento é aberto para todos os estudantes da escola, cerca de 2.200.

A aluna Catarina Pereira explicou porque optaram por apresentar a SALTA-z."Durante nossas pesquisas descobrimos esta Solução, que de fato pode contribuir com o acesso a uma água de qualidade. Entramos em contato com a Funasa para que pudéssemos apresentar a tecnologia aqui na nossa feira. Beber uma água potável, tomar um banho em uma água limpa, ter saneamento básico é o minimo que podemos ter. Queremos reduzir as desigualdades e, hoje, a nossa intenção é conscientizar as pessoas sobre o acesso  a uma água de qualidade".

"O saneamento básico tem quatro vertentes: tratamento de água, de efluentes, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais. Estamos felizes em poder contribuir com o aprendizado das novas gerações, apresentando uma Solução alternativa de água com baixo custo para atender populações mais carentes", disse a consultora da Funasa Fernanda Souza.

SALTA-z

A SALTA-z é uma tecnologia tradicional simples que faz uso de filtros e dosadores de construção e montagens artesanal e fácil operacionalização, apresentando resultados compatíveis com as exigências das portarias de potabilidade vigentes. É composta por uma adutora de água bruta, dosador coagulante, dosador de cloro, filtro, efluente filtrado e dreno de sedimentos.