Voltar

Florianópolis - VII Encontro Estadual de Cooperação Técnica Funasa/Assemae foi um sucesso

Florianópolis - VII Encontro Estadual de Cooperação Técnica Funasa/Assemae foi um sucesso

Nos dias 28 e 29 de novembro, foi realizado o VII Encontro Estadual de Cooperação Técnica Funasa/Assemae, em Florianópolis (Auditório da FIESC). O evento abordou o tema: "A Engenharia e a Fiscalização de Empreendimentos Públicos de Saneamento"
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 03 Dez 2018 15:22:32 -0300

Última modificação: Seg, 03 Dez 2018 15:25:23 -0300

Adenor Piovesan, Superintendente da Funasa em Santa Catarina, fala durante cerimônia de abertura do evento.

Foto: Suest-SC

O Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União, realizou palestras, minicursos e mesas redondas para tratar questões da fiscalização de obras públicas de saneamento básico.

Entre os temas abordados esteve o gerenciamento de resíduos sólidos, um assunto importante para a manutenção da saúde pública. "Toda cidade produz centenas de toneladas de lixo, que geralmente são levados para locais afastados. Se estes resíduos não forem tratados e armazenados de forma correta podem afetar de maneira significativa a vida de muitas pessoas. Por isso, é essencial que haja um gerenciamento correto", explicou o superintendente da Funasa/SC Adenor Piovesan.

Inauguração da Sede Cisam-Sul

No dia 30 (Sexta-feira) foi inaugurada a Sede do Cisam-Sul (Consórcio Público Intermunicipal de Saneamento Ambiental) do laboratório de controle da qualidade da água foram inaugurados em Orleans. As atividades integram 20 municípios da região e trata-se de um centro de referência no controle em água e esgoto, que contribuirá para a saúde e qualidade de vida da população.

Para o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública da Funasa Brasília, Ruy Gomide Barreira, que, na ocasião, representou o presidente nacional da Funasa, Rodrigo Sergio Dias, a realização é motivo de imenso orgulho.

"A Funasa tem como missão o saneamento a todos os municípios abaixo de 50 mil habitantes. Hoje, conta com mais de 7,5 mil convênios em andamento em todo o Brasil. É um desafio muito grande. Uma obra como esta, para acontecer, não basta apenas o recurso. Ela exigiu o esforço de inúmeras pessoas", disse.

"Esta obra traz toda a questão da sustentabilidade do saneamento, o que não é muito fácil de fazer. O que vem após ela, que é manter o sistema funcionando, cuidar da qualidade da água distribuída, com todos os parâmetros exigidos, precisa de muita dedicação e organização. Nos deixa muito feliz ver todo o interesse existente aqui na região. Isso fomenta também o agrupamento dos municípios. Juntos, os prefeitos sempre são mais fortes", finalizou Ruy Gomide Barreira.

O superintendente estadual da Funasa Santa Catarina, Adenor Piovesan, também enalteceu todos os esforços realizados. "Para que fosse possível garantir a qualidade da água que chega à população, havia necessidade de um centro de referência no controle da qualidade da água aqui na região Sul. Muito se trabalhou para isso, com muitas pessoas envolvidas. Por isso, este dia é muito importante", registou.

Na mesa de autoridades estiveram, o prefeito de Orleans e presidente do Cisam-Sul, Jorge Koch; o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública da Funasa Brasília, Ruy Gomide Barreira, representando o presidente nacional da Funasa, Rodrigo Sergio Dias; o superintendente estadual da Funasa Santa Catarina, Adenor Piovesan; o superintendente do Cisam-Sul, Antônio Willemann; o coordenador geral de Engenharia e Arquitetura Funasa Brasília, Ricardo Arantes; o reitor do Unibave, Élcio Willemann; a coordenadora-geral de Convênios da Funasa Brasília, Lilian da Silva; o engenheiro da Funasa Santa Catarina, Milton Tadashi Shiratori; e o deputado estadual eleito e ex-prefeito de São Ludgero; Volnei Weber.