Voltar

Funasa aborda água e saneamento no tema pessoas do WWF8

Funasa aborda água e saneamento no tema pessoas do WWF8

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 20 Mar 2018 18:59:21 -0300

Última modificação: Ter, 20 Mar 2018 19:00:06 -0300

Patrícia Areal, coordenadora-geral da Cooperação Técnica em Saneamento

Foto: Ivan Cunha

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) marcou presença ontem (19) na Plenária de Abertura do Processo Temático do 8º Fórum Mundial da Água, realizada entre 14h30 e 16h, na sala 15, do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. O objetivo da sessão de abertura temática era estabelecer uma etapa de metas do Fórum, apresentando brevemente o quadro temático, o raciocínio por trás e as expectativas para o resultado.

 

No tema Pessoas, a coordenadora-geral de Cooperação Técnica em Saneamento (Cgcot) Patrícia Areal falou sobre três tópicos: Água Potável para Todos e o alcance dos objetivos sustentáveis; Saneamento Integrado para Todos, que promove a troca de experiências e inovações de sistemas de esgotamento sanitário; e Água e Saúde Pública, que discute o que precisa ser feito para prevenir doenças relacionadas a água, esgoto e higiene.

 

Para Patrícia, a Fundação tem propriedade para abordar os temas, que estão em consonância com o trabalho realizado pela instituição nas comunidades mais distantes dos grandes centros do Brasil. ¿Quando a gente afirma que água é um direito para todos, a gente está fazendo um trabalho de levar água, principalmente, para as comunidades rurais porque muitas são as comunidades invisíveis. Isso encaixa muito bem com o rural. Esse tipo de comunidade está sob a responsabilidade da Funasa e esse é um excelente momento de nós promovermos esse debate. A gente vê tudo isso pelo lado da saúde e ainda tratando o tema de esgoto. Embora, o saneamento tenha quatro ações, a gente está abordando duas e a está coordenando isso¿, disse.