Voltar

Funasa adere ao SEI e evolui a gestão documental

Funasa adere ao SEI e evolui a gestão documental

Gestão de processos da Funasa toma novo rumo com implementação do SEI
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 19 Dez 2017 12:38:46 -0300

Última modificação: Qui, 15 Mar 2018 22:19:48 -0300

O ano de 2017 está finalizando com novidades para os servidores e colaboradores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Foi implantado, no dia 10 de dezembro, o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) em toda a Instituição. A proposta do SEI, uma exigência do Governo Federal, é sistematizar toda a produção de documentos do órgão, evitando a produção de papel, bem como dar celeridade aos processos de tramitação.

De fácil manuseio, o SEI criará todos os documentos administrativos, como memorandos, despachos, solicitações, pareceres diretamente dentro do sistema e os mesmos serão assinados eletronicamente, bem como tramitados aos setores de destino. Os usuários tem acesso ao sistema por meio do login e senha que já são utilizados para acesso à rede, e já podem acessar os documentos do setor de origem a qualquer momento, em qualquer lugar que tenha acesso a Internet.

No primeiro dia de acesso ao sistema foram formalizados 42 processos em todo o Brasil, animado com a nova rotina, o coordenador-geral Modernização e Tecnologia da Informação (Cgmti), Leonardo Cavalieri enfatizou o quanto o SEI trará benefícios à Fundação e aos funcionários."Iniciamos o projeto de implementação do Sei em agosto de 2017 e conseguimos concluir dentro do prazo estabelecido. Esse sucesso se dá pelo esforço e dedicação de todas as áreas envolvidas, em especial à Cgmti que foi essencial para a implementação do sistema dentro do prazo. Os benefícios internos, agilidade nos processos, redução de custos, vários benefícios aos cidadãos foram nossos pilares de motivação para o sucesso do projeto. Todos estão de parabéns!", disse.

A ideia de sistematizar todo processo administrativo veio do Tribunal Regional Federal (TRF-4) que criou o PEN, Processo Eletrônico Nacional, um software capaz de criar documentos virtuais e tramitá-los via sistema. A experiência foi tão exitosa que o Governo Federal obrigou, por meio do Decreto 8.539, de 8 de outubro de 2015, a introdução de um meio eletrônico para realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Estratégias de implantação

Pensando na disseminação de utilização do SEI, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para estudar a melhor forma de ensinar e adaptar os servidores e colaboradores à nova rotina de produzir documentos institucionais. Nesse sentido, já que o SEI é distribuído por meio de um acordo de cooperação entre os órgãos, o GT está preparando cartilhas explicativas digitais, finalizou treinamentos nas superintendências, por meio de videoconferência, e busca a colaboração do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

A previsão de treinamentos foi novembro e continua no mês de dezembro, em Brasília, com representantes de cada Suest, bem como de cada setor da Presidência.