Funasa além das fronteiras

Funasa além das fronteiras

Organizações internacionais e países de diversos continentes fazem cooperações com a Funasa
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 27 Jun 2018 10:51:08 -0300

Última modificação: Qua, 27 Jun 2018 10:51:08 -0300

Com o objetivo de promover colaboração mútua, estabelecer acordos e implementar políticas de saúde pública e ambiental, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou, desde de julho de 2017, importantes tratativas de cooperações técnicas internacionais com os países: Etiópia, Palestina, Itália, Haiti, Suíça, Cuba, Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). Por meio de visitas técnicas, missões de prospecção, reuniões e palestras, a Funasa participou ativamente da elaboração das propostas de implantação dos projetos e soluções encontradas. Dessa forma, a Instituição promove o intercâmbio de informações acerca do saneamento e da saúde ambiental no Brasil, além de promover uma estreita interação com os países participantes. Conheça algumas delas:


Palestina


Em março de 2018, foi realizada uma missão brasileira de prospecção à Palestina. A delegação brasileira se reuniu com representantes do Governo Palestino e fez visitas de campo ao aterro sanitário de Jenin e à estação de tratamento de esgoto de Nablus Oeste. Durante as visitas foram identificadas possibilidades de melhorias no âmbito da gestão de resíduos sólidos e ampliação do sistema de esgotamento sanitário. 

 

Haiti


A equipe técnica da Fundação realizou, juntamente com o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), uma missão de prospecção no país com o objetivo de identificar aspectos socioambientais, da saúde e do saneamento, visando possibilidades de desenvolver um projeto de cooperação técnica internacional. A missão foi realizada em maio deste ano, como objetivo de avaliar possível projeto de cooperação na área de  qualidade da água nas comunidades haitianas de Bon Repos, Carrefour e Beudet. 
                                                                                                                                                                                                                                                 

Cuba

 

Nos dias 10 e 11 de maio de 2018, o presidente da Funasa, Rodrigo Sergio Dias juntamente a uma delegação de gestores e técnicos, Ministério da Saúde e da ABC, visitaram a sede do Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia na província de La Habana, em Cuba. Houve troca de experiências na área de saneamento entre ambos países. Os técnicos brasileiros puderam entender as soluções cubanas e sondar tecnologias brasileiras que possam atender às populações de Cuba.


Itália

 

No 8º Fórum Mundial da Água, a Funasa assinou o termo de Cooperação Técnica com o Instituto Politécnico de Milão (Itália). Anterior à assinatura, foram realizadas visitas de prospecção à Itália para traçar os encaminhamentos da cooperação. ¿Essa última visita foi para organizar e definir os parceiros. O próximo passo é começar as implantações¿, afirmou o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp) Ruy Gomide. Durante as visitas foram verificados problemas como a gestão dos sistemas, a dessalinização da água e a retirada de resíduos sólidos.