Voltar

Funasa amplia Sistema de Abastecimento de Água em Antonina/PR

Funasa amplia Sistema de Abastecimento de Água em Antonina/PR

Com investimentos de R$ 7,7 milhões, novo sistema atenderá 18 mil habitantes no município de Antonina
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 07 Jan 2021 12:17:20 -0300

Última modificação: Qui, 07 Jan 2021 12:18:16 -0300

A obra reforça a captação e adução da água ao sistema municipal de abastecimento, atendendo cerca de 18 mil habitantes

Foto: Suest/PR

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Paraná (Suest/PR), concluiu a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), no município de Antonina. Os recursos de R$ 7,7 milhões são provenientes do TC/PAC nº 0512/2014, entre a Funasa e o município.

A obra reforça a captação e adução da água ao sistema municipal de abastecimento, atendendo cerca de 18 mil habitantes. O SAA encontra-se 100% concluída e chancelada na última visita técnica realizada, em 22 de dezembro de 2020, com a presença do superintendente da Suest/PR, Adriano Breve e o engenheiro da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), Sérgio Siebra.

No município de Antonina, cidade turística do Paraná, havia um sistema antigo que apresentava interrupções no abastecimento, principalmente no período do verão, quando o município recebe muitos viajantes. A falta da água, além de agravar a saúde pública da população, impedia o desenvolvimento econômico local baseado no turismo.

Para o superintendente, Adriano Breve, a obra solucionará o problema de falta de água no município. "A ampliação do SAA, além de promover a saúde pública e o abastecimento, também resolveu algumas outras situações do sistema antigo, como o controle da perda de água. A obra já está finalizada e operando", disse.

Com a ampliação do sistema foi realizada a reforma da captação existente na Barragem no Rio Xaxim; execução de uma nova Barragem no Rio Jantador; substituição de três travessias com treliça; reforma da casa de bombas; construção de 10 km de adutora e de um novo módulo de tratamento de água. Também foram substituídos mais de 1.500 hidrômetros.

O engenheiro Sérgio Siebra, celebra a conclusão desta obra de grande importância para a população. "Essa obra é um sonho antigo do município e garante a oferta de água, sem desabastecimento do sistema, promovendo perenidade no abastecimento à população e fomentando o desenvolvimento econômico local", conta.