Voltar

Funasa analisa água de poços em aldeias indígenas no Mato Grosso do Sul

Funasa analisa água de poços em aldeias indígenas no Mato Grosso do Sul

As perfurações dos poços foram feitas em abril e maio deste ano e ampliaram para 100% de abastecimento de água para população das aldeias Jaguapirú e Bororó
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 07 Jun 2021 10:22:26 -0300

Última modificação: Seg, 07 Jun 2021 10:23:05 -0300

Perfuração em Jaguapirú

Foto: Suest/MS

No último dia 21 de maio, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de sua Superintendência Estadual da Funasa em Mato Grosso do Sul (Suest/MS), realizou a coleta e análise de amostras de água de poços tubulares perfurados no final de abril e no mês de maio. Os poços foram perfurados nas aldeias indígenas Jaguapiru e Bororó, no município de Dourados (MS). Para a análise da qualidade da água, são observados fatores como turbidez, PH, cor e presença da bactéria Escherichia Coli, que pode causar danos à saúde. Após a análise, foi constatado que a água dos dois poços apresentou qualidade adequada para consumo humano.

As perfurações nas aldeias foram realizadas a partir do Termo de Cooperação Técnica 001/2020, entre a Funasa e o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS), que ofereceu apoio logístico.

Para o superintendente estadual da Funasa no Mato Grosso do Sul, Jair Viana, atender as necessidades das aldeias é um papel essencial. "A população indígena historicamente sofre com a ausência de saneamento básico e a Funasa não pode ficar alheia a essa carência, pois tem na sua essência a promoção e prevenção a saúde e essa ação vem ao encontro da melhoria da qualidade de vida dos povos indígena", declarou.

A Aldeia Bororó tem aproximadamente 7.750 habitantes e era abastecida por cinco poços profundos, que atendiam somente 77% da população. Na Aldeia Jaguapiru, o abastecimento era feito por sete poços, com uma população de 8.573 pessoas, a água chegava apenas a 68% dos moradores. Com os novos poços perfurados e devidamente integrados ao sistema de distribuição, 100% das populações das aldeias de Jaguapiru e Bororó passaram a ter acesso à água de qualidade.