Voltar

Funasa assina ordem de serviço para construção de poços e dessalinizadores em RN

Funasa assina ordem de serviço para construção de poços e dessalinizadores em RN

Realizado na Cerimônia de Abertura do Programa Internet Brasil, na capital potiguar, a fundação garantirá água para mais de duas mil comunidades
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 17 Jun 2022 14:27:14 -0300

Última modificação: Sex, 17 Jun 2022 14:41:17 -0300

Presidente e superintendente estadual da Funasa junto ao presidente da República, Jair Bolsonaro, na assinatura da ordem de serviço da Força-Tarefa das Águas

Durante a apresentação do Programa Internet Brasil, nesta sexta-feira (17/6), em Natal/RN, às 11 horas, do Ministério das Comunicações (MCOM), que conta com a ilustre presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) assinou a maior ordem de serviço para a construção de poços artesianos e dessalinizadores da história do Rio Grande do Norte.  A ação faz parte da Força-tarefa das Águas - ação conjunta de órgãos do Governo Federal que levará água para 1,5 milhão de pessoas em estados da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e a Vale do Jequitinhonha até o fim deste ano.

No valor de R$ 92 milhões, serão construídos 1.873 poços e 197 dessalinizadores apenas em 2022, alcançando 2.070 comunidades em 166 dos 167 municípios norte-rio-grandenses. Até 85 mil famílias, ou 420 mil pessoas, serão atendidas, o que chega a quase 14% da população do Estado. Até o momento, já foram construídos 572 poços e 14 dessalinizadores apenas nos últimos seis meses.

Com a formalização do documento, a Funasa poderá proporcionar a saúde pública e a inclusão social por meio do saneamento e saúde ambiental, garantindo mais dignidade à população e aumentando a qualidade de vida das pessoas atendidas. "As questões materiais são importantes, mas temos coisas mais relevantes. Eu acredito no Brasil. O momento difícil que estamos vivendo será superado e entraremos para o rol de países do mundo com prosperidade, paz e harmonia", disse o presidente da República, Jair Bolsonaro.

"É com grande alegria que a Funasa vem hoje aqui, em natal, assinar a maior ordem de serviço para construção de poços e dessalinizadores da história do estado, com o valor de R$ 92 milhões. Aqui no Rio Grande do Norte já construímos 572 poços nos últimos cinco meses. Essas obras já alcançaram diversos municípios e serão atendidas, ao todo, 2070 comunidades. Já alcançamos 85 mil famílias e, por meio da Força-Tarefa das Águas, estaremos presentes em todos os estados que compõem o semiárido brasileiro. Além disso, destaco, ainda, que a fundação já entregou, nos últimos 12 meses, 364 banheiros, 85 casas, duas cisternas de abastecimento de água, 271 cisternas, 26 projetos de sistemas de abastecimento de água, 20 projetos de sistemas de esgotamento sanitário e 56 planos municipais de saneamento básico", ressaltou o presidente da Funasa, Miguel Marques, sobre a atuação da instituição na Força-Tarefa das Águas.

Para assistir a integra do evento, clique aqui.