Voltar

Funasa atua em ações de saúde ambiental no Amapá

Funasa atua em ações de saúde ambiental no Amapá

Instalação de SALTA-z, capacitação de moradores e ações de controle da qualidade da água foram realizadas na comunidade ribeirinha de Ipixuna Grande
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 05 Jul 2021 09:57:10 -0300

Última modificação: Seg, 05 Jul 2021 14:19:36 -0300

Técnico da Funasa coletando amostras de água para análise junto aos moradores da região.

Foto: Suest/AP

Dando continuidade ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 12/2018, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de sua Superintendência Estadual no Amapá (Suest/AP), instalou mais uma unidade da Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) no município de Itaubal do Piririm, no Amapá. A instalação ocorreu entre os dias 15 a 19 de junho na comunidade ribeirinha de Ipixuna Grande e atenderá aproximadamente 230 moradores que residem próximos ao Rio Amazonas. Para esta semana, estão previstas as instalações de mais duas unidades nas comunidades de Piraquê e Jupati. 

Participaram da ação o chefe-substituto do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Paulo Roberto Vieira; o chefe-substituto da Seção de Educação em Saúde Ambiental (Saduc), Eumir Correia e o chefe-substituto da Seção de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano (Saqua), Elias Fernandes. Além da presença do prefeito, José Serafim; da vice-prefeita, Karla Palha e dos técnicos municipais da Vigilância Ambiental.

Ao todo, o município receberá 10 unidades do sistema. Durante a instalação, os moradores foram capacitados para a operar e dar sustentabilidade à solução. Também foram realizadas ações de controle da qualidade da água por meio de amostras coletadas nas residências e nos poços de abastecimento que atendem o Sistema Alternativo Coletivo (SAC). As amostras passam por análises físico-química e microbiológica, que servem para monitorar e analisar a potabilidade do manancial para a instalação de mais duas SALTA-z, na localidade de Igarapé Novo e Pau Mulato.

Em Igarapé Novo, o Sesam aproveitou a oportunidade para limpar e desinfetar o bebedouro e o sistema independente da Escola Municipal Miguel Jorge Hauat Elias, onde confeccionaram e instalaram um clorador artesanal, que reduz a contaminação da água.

O técnico Paulo Roberto Vieira conta que a água era de baixa qualidade e foi necessário a instalação do clorador enquanto não implantavam a SALTA-z. "A escola fica em uma localidade onde ainda não foi instalada a SALTA-z. Então, a equipe fez uma ação para melhorar a qualidade da água, provisoriamente, porque a situação estava muito ruim e haviam casos de doenças de veiculação hídrica. Iremos instalar uma lá entre os dias 28/6 a 7/02", explicou.