Funasa atualiza capacitação de 60 operadores da SALTA-z no Pará

Funasa atualiza capacitação de 60 operadores da SALTA-z no Pará

Operadores do município de Abaetetuba, que tem 54 unidades instaladas, passou por novos treinamentos para fortalecer e assegurar a continuidade do projeto
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 15 Set 2021 09:59:56 -0300

Última modificação: Qua, 15 Set 2021 11:38:02 -0300

As capacitações foram realizadas em escolas municipais e CRAS

Foto: Suest/PA

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Pará (Suest/PA), realizou novas capacitações para operadores da Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) no município de Abaetetuba, no Pará. Com o intuito de sensibilizar a nova gestão e dar sustentabilidade ao projeto, as atualizações aconteceram nos períodos de 24 a 26 de agosto e 31 de agosto a 2 de setembro.

As oficinas foram coordenadas e ministradas pela Funasa, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) e a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri). O técnico da Seção de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano (Saqua), Haroldo Gonçalves, representou a fundação. Membros do Grupo Técnico Municipal (GTM) e da Semagri, o assessor de projetos, Túlio Costa, o coordenador agrícola e do projeto, José Rodrigues, e o montador da SALTA-z, João Paulo Cardoso, também estiveram presentes.

A iniciativa foi a primeira atualização voltada aos operadores com a equipe da nova gestão, que, ao todo, somaram 60 operadores de 35 unidades instaladas nas comunidades ribeirinhas do município. "Entramos em contato com todos os operadores para mobilizar a participação deles na capacitação. Nos quatro municípios polos, nos divididos em escolas municipais e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e alocamos as comunidades próximas com o objetivo melhorar a logística, garantindo a participação dos operadores. Pela carga horária da oficina, de 16 horas, foram oferecidos aos partícipes coffee breaks e almoços, para dar suporte e acolher a todos", explicou Túlio Costa, um dos responsáveis pelo planejamento da ação.

Com temáticas voltadas ao processo operacional da solução, foram demonstradas as etapas de tratamento por meio da coagulação, floculação, sedimentação, desinfecção com cloro, filtração e monitoramento do cloro residual.  Também foram abordadas as noções sobre Equipamento de Proteção Individual (EPI) - relacionados ao manuseio com cloro, sulfato de alumínio - e reagente DPD - detecta a concentração de cloro após o tratamento de água -, dando ênfase ao monitoramento do cloro residual e o preenchimento de planilhas diárias que são encaminhadas ao Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).

De acordo com o Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), a estratégia de gestão da conduta do projeto SALTA-z requer dinâmica de atuação, tanto por parte da Funasa como pelos municípios. Hoje, em Abaetetuba, são 54 unidades já instaladas. Portanto, é imprescindível a atualização da capacitação quando ocorre a mudança de gestores, fortalecendo o projeto e assegurando a continuidade e sustentabilidade, em busca do alcance e a resposta que se propõe, de reduzir os índices epidemiológicos relacionados ao consumo de água.