Voltar

Funasa busca parceria com o Exército Brasileiro para mitigar os efeitos da estigeam no RS

Funasa busca parceria com o Exército Brasileiro para mitigar os efeitos da estigeam no RS

A Fundação está buscando parceria com o exército para atender os municípios do RS que estão sofrendo com um período de estiagem
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 19 Jun 2020 10:46:39 -0300

Última modificação: Sex, 19 Jun 2020 21:37:08 -0300

Na última terça-feira (16), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou reunião para debater sobre uma parceria entre a instituição e o Exército Brasileiro. O objetivo foi apresentar proposta para execução de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) - compostos por poço, reservatório e chafariz - no Rio Grande do Sul (RS), além de avaliar a possibilidade de colaboração conjunta com a força armada, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED).

O TED, no valor de R$ 29,1 milhões, atenderia cerca de 226 municípios e se destinaria a implantação de SSAA em comunidades rurais do RS que, no momento, estão passando por período de estiagem, com dificuldades em relação ao abastecimento de água.

Participaram do encontro o presidente da Funasa, Coronel Giovanne Silva, o deputado federal, Giovani Cherini, a superintendente estadual da Funasa no Rio Grande do Sul (Suest/RS), Karla Rech, o procurador da Procuradoria Federal Especializada (PFE) na Suest/RS, Rubem Aranovich, o secretário de Obras e Habitação do RS, José Stédile, a diretora substituta do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), Patrícia Areal, e o comandante da 3ª Região Militar, General Riyuzo Ikeda.

Para Giovanne, a parceria entre a Funasa e o Exército Brasileiro será grandiosa pois, juntos, conseguirão levar água para as regiões atingidas pela seca. "A ação da Funasa no estado será muito importante e, junto ao exército, somaremos esforços técnicos de ambas as instituições para atender esses municípios em menor tempo", disse.

O órgão estava estudando alternativas para execução de recursos a serem disponibilizados por meio de emenda parlamentar de bancada do RS e, assim, viabilizar a implantação dos sistemas, uma vez que a parceria poderá proporcionar maior efetividade nas ações com o apoio da área de Engenharia do Exército, buscando redução de tempo de execução e custos operacionais.