Voltar

Funasa chega à São Sebastião/SP para auxiliar nas análises e no tratamento de água

Funasa chega à São Sebastião/SP para auxiliar nas análises e no tratamento de água

No litoral norte do estado, Fundação Nacional de Saúde -Funasa tem participado de ações junto com a Defesa Civil, Exército, Marinha, Vigilância Sanitária de São Sebastião, Polícia Militar, dentre outras entidades, para garantir que a população atingida pelo desastre tenha acesso à água potável
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 28 Fev 2023 19:54:08 -0300

Última modificação: Ter, 28 Fev 2023 20:24:23 -0300

Técnicos da Funasa fazem análise da qualidade da água em amostras colhidas na Barra do Sahy, em São Sebastião/SP

Foto: Lucca Decia/Funasa

Auxiliar no tratamento e na análise de água nas áreas mais afetadas pelas fortes chuvas no município de São Sebastião, em São Paulo (SP): esse é objetivo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que, desde a última terça-feira (21/2), mobilizou seu Grupo de Resposta a Desastres (GRD) para atuar na remediação dos impactos causados pelo desastre natural que assolou a região norte do litoral paulista.

Em meio ao ambiente caótico das localidades atingidas, a equipe da Funasa já fez coletas e análises de água em Unidades Básicas de Saúde (UBS), abrigos de emergência, residências e escolas na vila Sahy e na Barra do Sahy, dois dos pontos que mais que sofrem com os grandes danos em consequência das chuvas e deslizamentos de terras. Durante as análises, os técnicos verificaram aspectos como a cor, a turbidez, o ph e o cloro residual livre, além de realizarem exames bacteriológicos - que identificam a presença de Coliformes Totais (C. Total) e Escherichia Coli (E. Coli). "Estamos falando de uma população que, devido ao desastre, está vulnerável. Por isso, o acompanhamento da qualidade da água feito pela Funasa foi fundamental para definir correções e procedimentos para evitar que a população passe por mais agravos de saúde pública", destacou Gisele Paes, coordenadora de Operações da Defesa Civil.

Até o momento, servidores de três Superintendências Estaduais da Funasa (Suests) - São Paulo, Bahia e Pernambuco estão em atuação na região. Junto com eles, Funasa disponibilizou e fez chegar Unidade Móvel de Controle e Qualidade da Água (UMCQA).

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Ambiental (Disam) da Suest/SP, Dayany Salati, a Funasa participou de diversas reuniões e mobilizou-se assim que foi acionada para dar suporte nas ações em São Sebastião. "Identificamos a situação crítica da qualidade do abastecimento de água e a interrupção dos serviços em alguns trechos. Então, deslocamos nossa UMCQA para termos um laboratório in loco e, assim, conseguirmos ter um primeiro diagnóstico da qualidade da água", disse.

Funasa em São Sebastião/SP



Principais dificuldades

Para que a continuidade nas atividades desenvolvidas fosse garantida, os servidores da Funasa redobraram esforços para alcançar diversos locais cujo acesso está dificultado por conta de lamaçais, árvores caídas e vias interditadas.

"Quando chegamos e fomos a campo, tivemos dificuldades de acesso aos locais porque haviam muitas interdições e quedas de barreiras, devido a vegetação e troncos de árvores na pista. Já nas localidades, a locomoção se tornou dificultosa por conta das buscas realizadas nas áreas afetadas e realocação das pessoas desabrigadas. Então, só conseguimos chegar nos locais, de fato, quando as limpezas começaram", explicou Tiago Dantas, chefe do Disam da Suest/BA, que está auxiliando as atividades em São Sebastião.

Próximos passos

Ao longo dos próximos dias, Funasa exercerá função importante na distribuição de água potável por meio da Unidade Móvel de Tratamento de Água (UMTA). Para o abastecimento de caminhões-pipa que levarão água própria para consumo humano até os locais afetados, essa atuação da Funasa será relevante. Além disso, a Funasa também prestará o relevante servido de instalação de PWTec - aparelho para tratamento de água - numa Unidade Básica de Saúde - UBS.

Segundo o Superintendente Estadual substituto da Suest/SP, Adam Pinto, a expertise que a Funasa tem em atuação em Funasa em desastres e o trabalho em conjunto da Fundação por sua equipe central e de outros estados possibilitou o sucesso do planejamento de atuação. "Viabilizamos uma UMTA da Bahia para ficar próximo às comunidades afetadas e ajudar no abastecimento de água. Dessa forma, teremos a capacidade de produzir até 12 mil litros de água tratada por hora e atender as demandas. Outra tecnologia que usaremos é um filtro de membranas da PWTec (PW 5660), que será instalado em uma UBS para garantir a segurança da água consumida no local", destacou.