Voltar

Funasa compartilha dados de poços perfurados na Bahia para compor o Siagas

Funasa compartilha dados de poços perfurados na Bahia para compor o Siagas

Informações contribuem para prestação de contas e dá mais transparência nas atividades executadas pela instituição
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 10 Jun 2022 18:12:34 -0300

Última modificação: Seg, 13 Jun 2022 15:39:40 -0300

Perfuratriz da Funasa visitando comunidades para perfuração de poços

Foto: Suest-BA/Funasa

No último dia 17/5, a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa na Bahia (Suest/BA), concluiu o compartilhamento de informações de 348 poços perfurados pela Funasa no estado. A iniciativa é parte da primeira etapa do levantamento realizado pelos servidores para incluir a pesquisa na base de dados do Sistema de informações de Águas Subterrâneas (Siagas).

Fruto de uma parceria com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o material repassado pela Funasa contém análises de sistemas de abastecimento de águas subterrâneas e dados oriundos de processos de contratos, convênios e instrumentos congêneres. As informações estão individualizadas por localidade e possuem ficha técnica dos poços, planos de testes de vazão, laudos de análises e relatórios fotográficos, que compõem o acervo de dados hidrológicos do estado da Bahia e dão mais transparência aos serviços prestados pela fundação.

A superintendente estadual da Funasa, Keyla Pinto, elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe da Suest/BA e destacou a importância da parceria para o compartilhamento dos documentos. "Essa é mais uma ação da Funasa, junto a outros órgãos, com objetivo de contribuir para o alcance da universalização do acesso saneamento básico no Brasil. Dessa forma, poderemos dar mais celeridade nas ações e garantir o acesso à informação", disse.

Além da disponibilização das informações, a parceria prevê ainda uma capacitação de técnicos de ambos os órgãos para utilização do Siagas. Com o treinamento, será possível garantir a continuidade e qualidade na prestação do serviço, com o intuito de dar mais clareza nas atividades prestadas pela instituição. "Entendo que a capacitação pode ser útil tanto para os técnicos que ainda não conhecem a plataforma a fundo, como para as novas gerações. Assim, não haverá descontinuidade no processamento dos dados inseridos no Siagas", explicou o geólogo da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), Ademar Zanini.

Próximas etapas

Ainda de acordo com Ademar, a segunda etapa constará o levantamento dos poços mediante a execução de convênios com as Prefeituras Municipais, que contribuirão na ampliação e difusão de informações para gestão de recursos hídricos, além de registrar as ações desenvolvidas pela Funasa no meio digital.

O que é o Siagas

O Siagas é um sistema de informações de águas subterrâneas desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Ele é constituído por uma base de dados de poços permanentemente atualizada e módulos capazes de realizar consultas, pesquisas, extração e geração de relatórios a partir do mapeamento e pesquisas hidrogeologias em todo o país.

Para acessar o Siagas, clique aqui.