Voltar

Funasa dá continuidade as apresentações do Projeto Estratégico Territorializado de Atuação Governamental em São Paulo

Funasa dá continuidade as apresentações do Projeto Estratégico Territorializado de Atuação Governamental em São Paulo

Projeto apresentado aos municípios paulistas irá possibilitar que os dirigentes municipais determinem prioridades, em relação a saúde pública e saneamento, e tornem a gestão dos recursos mais eficiente
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 21 Mar 2022 09:11:03 -0300

Última modificação: Seg, 21 Mar 2022 09:33:28 -0300

Servidor da Funasa apresentando atuação da instituição em São Paulo

Foto: Prefeitura Municipal de Penápolis

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa em São Paulo (Suest/SP), realizou durante a última semana, mais três encontros do "Projeto Estratégico territorializado de atuação governamental no estado de São Paulo" nos municípios de Jaú, Tupã e Penápolis. Nos eventos, o superintendente estadual da Funasa em São Paulo, Ronaldo Camargo, os engenheiros da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp) da Suest/SP, Sérgio Siebra e Adam Pinto, e o professor Caio Fontana, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), realizaram apresentações voltadas para a atuação da instituição no estado e explicaram sobre como a iniciativa proposta ajudará para a busca da universalização do saneamento, em especial o rural, nas localidades paulistas. 

Ao longo dos eventos, os engenheiros da Diesp, abordaram, a atuação da Funasa e apresentaram informações do levantamento realizado pelo Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS) - panorama que envolve as áreas de Água e Esgoto, Resíduos Sólidos e Águas Pluviais -  e dados do Sistema de Informação de Sanemento do Estado de São Paulo (Sisan/SP). Também, o professor Caio trouxe de forma objetiva  as etapas do estudo e os possíveis resultados que serão obtidos a partir da parceria entre Funasa e FCAV. 

De acordo com Ronaldo, a série de reuniões tem como foco trazer a instituição para perto dos gestores municipais e ajudá-los a suprir as necessidades reais de cada região. "Estamos aqui em nome do Governo Federal, por meio da Funasa e do Ministério da Saúde, para selarmos uma parceria objetivando o atingimento de uma meta que todos temos em comum, o Marco Regulatório do Saneamento Básico. Além disso, também viemos para que a Funasa esteja presente junto as prefeituras e não só as prefeituras buscarem a Funasa", destacou. 

Jaú 

Projeto Estratégico territorializado de atuação governamental no estado de São Paulo - Jaú 14/03/2022

Na segunda-feira (14/3), o evento ocorreu em Jaú/SP e contou com a participação dos representantes das prefeituras que compõem a bacia Tietê-Jacaré, que assistiram as apresentações e tiraram dúvidas em relação ao que foi proposto pelo projeto.  

Para o prefeito de Jaú, Ivan Cassaro, a aproximação da fundação com as prefeituras é essencial para melhorar as condições de saneamento básico em toda bacia. "É muito importante para o nosso município, e para toda a região, podermos contar com o apoio e parceria da Funasa em questões ligadas ao saneamento básico. Fiquei muito feliz por terem nos escolhidos como uma das sedes desse evento. Tenho absoluta certeza de que, no futuro, vamos estreitar nossos laços ainda mais", apontou.

Tupã 

Projeto Estratégico territorializado de atuação governamental no estado de São Paulo - Tupã 16/03/2022

Na última quarta-feira (16/3), o oitavo encontro foi no município de Tupã/SP, voltado para as prefeituras das bacias hidrográficas de São José dos Dourados e Aguapeí e Peixe. O engenheiro da Diesp e o professor da FCAV realizaram as apresentações e explicaram os objetivos e as estratégias escolhidas para aplicação do projeto de sanemento nos municípios paulistas. 

Segundo Caio Aoqui, prefeito do município, o projeto será muito relevante no contexto da bacia, que é composta por 57 municípios, em sua maior parte nas zonas rurais. "O evento é estratégico para os municípios. Tupã é uma cidade que tem 600 mil km² e 90% trata-se de área rural. Agora, queremos pensar e priorizar as nossas necessidades de maneira técnica e planejada, pois só assim alcançaremos bons resultados. Assim, essa parceria com a Funasa será muito importante para zelar pela saúde e gerar boa qualidade de vida a toda nossa população e atingir nossos objetivos", afirmou. 

Para acompanhar a íntegra do evento, clique aqui.

Penápolis  

Projeto Estratégico territorializado de atuação governamental no estado de São Paulo - Penápolis 17/03/2022

Por fim, na quinta-feira (17/3), ocorreu a nona apresentação no município de Penápolis/SP, com a presença de 42 municípios da bacia do Baixo Tietê. Na ocasião, o engenheiro da Funasa, Sergio Siebra explicou a legislação relacionada ao saneamento, as competências da fundação e apresentou o apoio à gestão no âmbito do sanemaneto rural em São Paulo. 

No encontro, o prefeito de Penápolis, Caique Rossi, afirmou que a região já é reconhecida por se destacar na área de saneamento, mas com o projeto e apoio da instituição poderá aprimorar as ações por meio da capacitação.  "Penápolis tem um grande destaque nessa área de saneamento e os órgãos municipais responsáveis trabalham com muita determinação para melhorar ainda mais. Porém, ainda assim a maior dificuldade dos gestores, em um âmbito geral, é essa mudança de cultura que é adquirida por meio de capacitação, como as propostas pela Funasa. Isso sim modifica o contexto", ressaltou.

Para acompanhar a íntegra do evento, clique aqui.

Próximas etapas do Projeto  

Já foram realizadas nove reuniões das 16 previstas nesta primeira etapa do Projeto e, de acordo com o superintendente estadual, o levantamento deverá ficar pronto no início do segundo semestre deste ano e será entregue aos prefeitos, para recorrer aos recursos. "O nosso objetivo com essas bacias não é diferente do das outras, o intuito é termos um diagnóstico detalhado. Assim, todas as prefeituras terão um mapa de hierarquização com as necessidades de saneamento, para o cumprimento das metas estabelecidas no Marco Regulatório", disse.  

Além disso, Ronaldo também ressaltou que a hierarquização e o diagnóstico são a primeira fase de três desse projeto. "Após isso, apoiaremos os municípios juntamente com as universidades propondo projetos básicos para requisição de recursos e depois, revisaremos os planos regionais de saneamento, levando em conta as especificidades de cada região", explicou.  

Ainda, ao fim de todas as reuniões, serão iniciadas discussões que resultarão nas entregas de uma Minuta de Portaria para criação do Fórum Estadual de Saneamento Rural em São Paulo. O documento será acompanhado pela Minuta de Regimento Interno da Funasa adaptada à realidade do estado e deverá ser aprovada pelo comitê gestor do PSBR.