Voltar

Funasa de Minas Gerais instala Salta-Z

Funasa de Minas Gerais instala Salta-Z

Estado mineiro instala Salta-z equipamento em comunidade quilombola
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 04 Mai 2018 13:20:20 -0300

Última modificação: Sex, 04 Mai 2018 13:20:53 -0300

Comunidade Quilombola de Poções/MG recebe Salta-Z

Foto: Suest/MG

No dia 13 de abril de 2018 foi instalado o primeiro Equipamento de Solução Alternativa de Tratamento Simplificado de Água para pequenas comunidades (Salta-Z) do Estado. A Salta-Z está instalada na comunidade quilombola de Poções, no município de Francisco Sá, norte de Minas Gerais, onde serão beneficiados em torno de 25 famílias.

Este feito é fundamental para a comunidade de Poções, uma vez que até então não possuíam água tratada, e agora terão como consequência a redução de problemas de saúde, além da melhoria na qualidade de vida desta população.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o prefeito do município, Mário Osvaldo Casasanta, o ex-Superintendente da Suest/MG, Marco Antônio Câmara, que foi responsável pelo início deste processo, o chefe do Sesam/MG, Jaime Costa Silva, além dos técnicos da Saduc/MG e a participação da população beneficiada.

A Superintendente substituta, Márcia Silva de Azevedo Alves, presente no evento, disse que ¿este é o primeiro Salta-Z de Minas Gerais, mas que a Suest/MG não medirá esforços para levar este processo até outras comunidades tão necessitadas, um equipamento de baixo custo, porém com resultados satisfatórios, que atenderão as famílias das comunidades rurais com o abastecimento de água potável¿, conclui.

A Salta-Z foi desenvolvida por servidores da Superintendência Estadual da Funasa no Pará (Suest/PA) ¿para fornecer água potável de maneira simples, eficaz e de qualidade¿ para comunidades carentes, sem acesso a água para consumo humano.

A Funasa comprometida com sua função: levar qualidade de vida, promovendo assim a saúde pública e a inclusão social.