Voltar

Funasa debate cooperação técnica com República de Angola

Funasa debate cooperação técnica com República de Angola

Andamento da parceria com país africano foi pauta de reunião realizada entre Funasa, UNICEF e outras instituições
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 15 Jul 2021 18:32:41 -0300

Última modificação: Seg, 19 Jul 2021 19:46:37 -0300

Diretora-executiva, Fernanda Morais, durante reunião on-line

Foto: Paulo R. Souza

Nesta quinta-feira (15/7), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participou, juntamente com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Secretaria das Cidades do Estado do Ceará (SCidades) e o governo angolano, do evento on-line "Missão de Prospecção Virtual". O encontro, que contou com a participação da diretora-executiva e presidente em exercício da Funasa, Fernanda Morais, deu continuidade aos acordos, iniciados em 2018, para uma Cooperação Técnica Internacional Trilateral com a República de Angola.

A parceria proposta tem como objetivos promover o aperfeiçoamento de habilidades técnicas e o fortalecimento institucional das entidades públicas e privadas que lidam com o saneamento urbano e periurbano, buscando, principalmente, o fortalecimento das organizações da sociedade civil no país africano no domínio do saneamento, por meio da troca de experiências e conhecimentos com instituições brasileiras. Para que isso ocorra, as entidades envolvidas contam com a intermediação e apoio do UNICEF.

Para Fernanda, com o conhecimento que a fundação adquiriu em suas três décadas de existência, a instituição poderá ajudar de forma expressiva no desenvolvimento das ações de saneamento na Angola. "A Funasa está convicta que pode contribuir significativamente com este projeto de cooperação, compartilhando sua expertise e experiências na implementação de sistemas simplificados de esgotamento sanitário e ações para gestão de resíduos sólidos em Luanda, capital do país", afirmou.

A fundação tem trabalhado com metodologias participativas que envolvem a comunidade, profissionais técnicos e agentes governamentais de forma horizontal e construtiva, envolvendo todos os entes partícipes do processo de novas vivências comunitárias. "Com certeza esse projeto será uma grande oportunidade de aprendizado e compartilhamento de conhecimentos, em prol do desenvolvimento e da promoção da saúde pública, que se estabelecerá em parceria com outras instituições nacionais igualmente portadoras de experiências exitosas no terreno do saneamento básico e da mobilização comunitária, o que, certamente, contribuirá para o incremento da qualidade de vida do povo angolano, fortalecendo ainda os laços de irmandade com a nação africana", ressaltou Daniela Gois, coordenadora da Cooperação Técnica Internacional (Cotec), da Diretoria Executiva (Direx).

Desse modo, a Funasa tem papel fundamental, compartilhando sua experiência em saneamento para a promoção da saúde preventiva e saúde ambiental, reduzindo os riscos à saúde humana, além de difundir, por meio do trabalho conjunto, uma grande integração nacional e internacional, inclusive no âmbito jurídico. "A proximidade da PFE às atividades fins da Funasa ilumina nossa compreensão e enriquece o trabalho de consultoria jurídica. Essa atuação próxima e harmônica é algo em que acredito. É linha de trabalho aplicada por nossa chefe, Doutora Ana Salett Marques Gulli. Acompanhei a missão angolana em sua passagem pelo Brasil, em novembro de 2019, tanto em reuniões quanto em visitas ao campo. Participar agora da retomada dos trabalhos foi importante e será frutífero. Agradeço o convite da diretora-executiva e presidente em exercício, Fernanda Morais, em participar do encontro, como também agradeço à coordenadora Daniela Góis", disse Tercio Brilhante, procurador da PFE/Funasa.