Voltar

Funasa desenvolve projeto piloto de Biorremediação no interior de São Paulo

Funasa desenvolve projeto piloto de Biorremediação no interior de São Paulo

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 21 Mai 2018 09:44:28 -0300

Última modificação: Seg, 21 Mai 2018 09:44:28 -0300

Equipe técnica durante reunião do projeto piloto para implementação de tecnologia de biorremediação

Foto: Direx/Cotec

Na última quarta-feira (16) uma equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) esteve no município de Nova Granada (São Paulo), no intuito de apresentar o projeto piloto para implementação de uma tecnologia de biorremediação de corpos hídricos. Uma vez que a Funasa tem como uma de suas competências apoiar ações de qualidade da água, especialmente de controle em sistemas e soluções de abastecimento de água para consumo humano.


O objetivo da equipe é desenvolver o projeto piloto em três corpos d'água superficiais do município para melhorar a qualidade da água. Esta iniciativa é uma das estratégias do projeto de cooperação técnica internacional denominado: Territórios Saudáveis e Sustentáveis por meio de Ações de Saúde Ambiental.  A tecnologia proposta já é utilizada em outros países, a exemplo do Japão, cujos resultados são exitosos.


Esta primeira reunião foi realizada com a comunidade e os gestores municipais. Também estiveram presentes representantes dos órgãos: Prefeitura de Nova Granada; Câmara Municipal; Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo); Universidade Federal Fluminense.

 

Biorremediação é o processo pelo qual organismos vivos tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover - remediar - contaminações no ambiente.