Funasa e AISA discutem alinhamento estratégico

Funasa e AISA discutem alinhamento estratégico

Entidades se reuniram para debater ações de cooperações técnicas e a importância de fornecer água potável à população
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 12 Ago 2021 10:07:12 -0300

Última modificação: Qui, 12 Ago 2021 10:10:15 -0300

Funasa e AISA em reunião sobre ações de cooperação técnica internacional

Foto: Roseane Cunha/Suest/PB

No último dia 4 de agosto, a diretora-executiva da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fernanda Morais, e a diplomata e assessora-especial de Assuntos Internacionais, da Assessoria de Assuntos Internacionais (AISA), do Ministério da Saúde, Cristina Vieira Machado, se reuniram para discutir a definição de um alinhamento estratégico para as ações de cooperação técnica internacional da fundação, baseada nas diretrizes do Governo Federal.

Diante do cenário de pandemia, Fernanda apresentou as linhas de ação da instituição e reforçou a importância de promover o acesso à água potável, o controle da qualidade da água e as ações de educação ambiental a todos os povos do mundo. Além disso, no contexto internacional, a diretora-executiva reforçou o alinhamento já existente entre a fundação e as diretrizes do Ministério da Saúde. "Estar alinhada, estrategicamente, em relação às políticas públicas de cooperação internacional no tema de saneamento e saúde ambiental com o Ministério da Saúde é salutar para as parcerias internacionais da Funasa", disse.

Representando a fundação, além da diretora-executiva, estavam presentes na reunião a coordenadora de Cooperação Técnica Internacional (Cotec), Daniela Cardoso Góis Santos; a assessora técnica do gabinete da Superintendência Estadual da Funasa na Paraíba (Suest/PB), Michelle Rodrigues Correia; e a chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Suest/PB, Roseane Batista da Cunha. Já representando a AISA, além da assessora-especial, estiveram presentes a chefe da assessoria da AISA, Marina Moreira Costa Pittella; e o técnico em cooperação internacional, Rawlinson Rodrigues.

De acordo com Michelle Rodrigues, a Suest/PB está de prontidão para auxiliar nas etapas iniciais de projetos-piloto de cooperação técnica, se dispondo, também, a ajudar na implementação em outras superintendências. "Nós, da Paraíba, estamos de prontidão para aplicação de projetos-piloto de cooperação técnica internacional e daremos todo o apoio técnico necessário para outras superintendências que também serão desenvolvidos", afirmou.