Voltar

Funasa e Consórcio Nascentes do Pantanal inauguram novo aterro sanitário em MT

Funasa e Consórcio Nascentes do Pantanal inauguram novo aterro sanitário em MT

O novo aterro sanitário atenderá municípios mato-grossenses e proporcionará enorme ganho ambiental na região, que é berço de boa parte das águas que abastece o Pantanal
Por Suest/MT e Coordenação de Comunicação Social

Publicação: Ter, 03 Set 2019 14:36:31 -0300

Última modificação: Ter, 03 Set 2019 16:38:38 -0300

O aterro sanitário que será inaugurado na próxima sexta-feira (06/09) atenderá 13 municípios

Foto: Divulgação Suest/MT

Na próxima sexta-feira (06/09), a Fundação Nacional de Saúde, (Funasa), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Complexo Nascentes do Pantanal, fará a inauguração do complexo de tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares, em Mirassol D'Oeste, município de Mato Grosso.

O Aterro Sanitário Intermunicipal Nascentes do Pantanal, orçado em R$ 5,7 milhões, é do tipo classe II, apropriado para resíduos domésticos e não perigosos. Os municípios consorciados, que fizeram a opção pela gestão regionalizada de resíduos sólidos, decidiram pela implantação de um aterro regional que atenderá a 13 municípios, proporcionando um enorme ganho ambiental com o fechamento de, no mínimo, 13 lixões nos municípios da região, que é berço de boa parte das águas que abastece o Pantanal.

O aterro consorciado, que já conta com a Licença Ambiental de Operação, iniciará os serviços operacionais na próxima segunda-feira (09/09), recebendo inicialmente o lixo dos municípios de Mirassol D'Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Curvelândia e Indiavaí.

Já os municípios de Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Jauru, Lambari D'Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco e Salto do Céu, aguardam autorização e Licença complementar da SEMA/MT, para iniciarem a destinação do lixo ao aterro em Mirassol D'Oeste.

Pensando na sustentabilidade e aumento da vida útil do aterro sanitário, os municípios consorciados estão implantando a coleta seletiva e, com apoio do Consórcio e da Funasa, investem na educação ambiental para a coleta seletiva, com a proposta de segregação dos resíduos na origem em duas frações, separando e acondicionando tudo o que é reciclável.

A coleta dos recicláveis será realizada pelo caminhão da reciclagem em um dia específico da semana, de forma que a separação dos resíduos na fonte passe a ser política obrigatória na nova gestão de resíduos.

De 5 para 13 municípios

No início do projeto, cinco municípios seriam beneficiados: Mirassol D'Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Indiavaí e Curvelândia. Com readequação do projeto e realização do Plano Regional de Gereciamento Integrado de Resíduos Sólidos-PRGIRS, estendeu-se o projeto aos demais municípios consorciados.

Com os recursos captados junto à Funasa, Convênio nº 538/2008, e contrapartida dos municípios, em execução em Mirassol D'Oeste o sistema de tratamento e destino final de resíduos composto de: célula para destino de rejeitos, sistema de tratamento do chorume, pátio de compostagem, galpão de triagem de recicláveis com esteira elevada, galpão para autoclave que fará o tratamento dos resíduos dos serviços de saúde, galpão oficina/almoxarifado, escritório da administração, guarita com balança rodoviária entre outros instrumentos de monitoramento e controle;

O que é aterro Classe II

Este tipo de aterro sanitário intermunicipal está estruturado em um sistema de monitoramento e controle ambiental, célula para resíduos, sistema de tratamento de efluentes, pátio para compostagem de resíduos orgânicos, central de tratamento de resíduos de serviço de saúde, oficina, almoxarifado, guarita e balança de recepção, escritório administrativo e uma ampla e moderna central de triagem de matérias recicláveis com esteira elevada, além de máquinas, caminhões e outros equipamentos.