Voltar

Funasa e Fiocruz promovem seminário no estado do Piauí

Funasa e Fiocruz promovem seminário no estado do Piauí

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Sex, 16 Jun 2017 14:46:58 -0300

Última modificação: Sex, 16 Jun 2017 14:46:58 -0300

Mesa de abertura do Seminário

Foto: Edmar Chaperman

Representantes de diversos órgãos federais participam no Piauí de um encontro promovido pela Fiocruz e Funasa que tem por objetivo apresentar, debater e pactuar ações integradas para saúde e sustentabilidade ambiental a serem realizadas nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pernambuco até 2021, por meio do projeto Territórios Saudáveis e Sustentáveis do Semiárido.
A água é questão central na região do semiárido. Por isso, é necessário promover discussões que auxiliem o desenvolvimento de tecnologias apropriadas para a região com o objetivo de implantar infraestruturas capazes de disponibilizar água suficiente e de qualidade para garantir o abastecimento humano e animal, além de viabilizar a irrigação. Mas esses esforços têm se mostrado insuficientes para resolver os problemas no decorrer da escassez de água,o  que faz as populações continuarem vulneráveis às secas.
Neste sentido, Funasa e Fiocruz se uniram para desenvolver a aplicação do conceito de Territórios Saudáveis e Sustentáveis (TSS) na região do semiárido brasileiro. Isso será feito a partir da identificação, articulação e avaliação das agendas sociais, permitindo o desenvolvimento de métodos, tecnologias, parâmetros e indicadores de caracterização e análise de experiências de cidades saudáveis, a serem validadas por meio da Rede de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (RTSS).
No período de 7 a 9 de junho a Funasa e a Fiocruz estão reunidas para debater a proposta para a composição da Rede de Territórios Saudáveis e Sustentáveis no semiárido.