Voltar

Funasa e governo do Amapá se reúnem para impulsionar projetos de saneamento

Funasa e governo do Amapá se reúnem para impulsionar projetos de saneamento

Entidades alinharam os projetos de universalização da distribuição de água em municípios amapaenses
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 17 Mar 2021 09:19:12 -0300

Última modificação: Qua, 17 Mar 2021 09:20:31 -0300

Gestores reunidos no gabinete da Suest/AP

Foto: Camila Ramos / Ascom Caesa

Na última segunda-feira (15/03), a Superintendência Estadual da Funasa no Amapá (Suest/AP) e o governo do Amapá se reuniram, em uma videoconferência, para alinhar as ações do projeto de universalização da distribuição de água no estado. O intuito foi regulamentar e reativar as obras dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) em Laranjal do Jari e Oiapoque e a ampliação do sistema em Mazagão.

Representando a Funasa, participaram do encontro o superintendente da Funasa, Clodoaldo Monteiro, os técnicos da Divisão de Engenharia de Saúde Púbica (Diesp), Josimar Souza e David Baia, e a servidora da Divisão de Administração (Diadm), Ana Dalva Ferreira. O encontro virtual também contou com a presença do juiz federal, João Bosco; do promotor de Justiça de Laranjal do Jari, Fabiano Castanho; do procurador do Ministério Público (MP) de Oiapoque, Fabrício Paiva; do prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão; do diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Valdinei Amanajás e do diretor-operacional da Caesa, João Paulo Monteiro.

Na ocasião, foram abordadas as programações das equipes técnicas das prefeituras municipais - que são responsáveis pelas obras paradas por problemas na gestão de recursos e projetos - e o protocolo de relatórios submetidos a Funasa.

O superintendente Clodoaldo destaca que os encontros incentivam os municípios, pois, agilizam o andamento das obras, e explica que a Fundação tem se empenhado para atender os municípios amapaenses. "A união com o Ministério Público e a Justiça Federal trará bons resultados, pois, a ação motiva as prefeituras que serão atendidas com esses convênios. Sobre a parte da Funasa, estamos realizando 100%", esclarece.

A Caesa se disponibilizou a orientar as prefeituras sobre os procedimentos técnicos e burocráticos para elaboração e aprovação dos projetos, além de auxiliar no acompanhamento das obras. O alinhamento com todas as entidades envolvidas nas obras públicas, tem o objetivo de acelerar os processos e impulsionar o saneamento.