Voltar

Funasa e UCDB celebram acordo de cooperação técnica

Funasa e UCDB celebram acordo de cooperação técnica

Acordo busca implantação de PSA e melhorias na qualidade de vida dos cidadãos atendidos pela fundação
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 25 Nov 2022 17:45:29 -0300

Última modificação: Sex, 25 Nov 2022 17:47:13 -0300

Superintendente da Funasa assinando ACT

Foto: Gilmar Hernandes/UCDB

Nesta sexta-feira (25/11), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) celebrou, em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária (Casa) e da Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para implantação do Plano de Segurança da Água (PSA). O acordo foi assinado pelo Reitor da Católica, Pe. José Marinoni, e pelo superintendente estadual da Funasa no Mato Grosso do Sul (Suest/MS), Jair Leite.

"Esse termo de cooperação visa a melhoria da qualidade de vida do cidadão e sobretudo daqueles mais simples. Estão de parabéns aqueles que viabilizaram esse termo de cooperação mútua e espero que esse trabalho seja realizado de forma satisfatória para poder atender as necessidades básicas dos cidadãos. Todo o trabalho que tem um viés social é fundamental para a Instituição, que é Católica salesiana comunitária e que tem como missão prioritária a prestação de serviços para a sociedade", destacou o Reitor.

A Funasa é uma fundação pública federal, vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil. "Esse acordo é um instrumento que prioriza e identifica os perigos e riscos do sistema de abastecimento de água, desde o manancial até o consumidor. Com isso, a Fundação transfere essa tecnologia e a Universidade Católica Dom Bosco com o corpo acadêmico pode amplificar esse trabalho nos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Hoje a Fundação não tem essa capacidade de pessoal, então é uma grande solução que vem atender os anseios tanto da Universidade, quanto da Fundação Nacional de Saúde", ressaltou o superintendente da Funasa.  

O coordenador de pós-graduação, professor Denilson de Oliveira Guilherme, reforça ainda que "esse acordo vem de encontro com aquilo que o nosso programa precisa ter e está dentro das demandas dos indicadores que precisamos gerar por ano dentro dessa inserção social e que a gente precisa gerar para atender os anseios da Capes". Participaram da assinatura, também, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, o coordenador da S-Inova, Vinícius Lugo Samúdio, e o pós-doc do programa Casa, Filipe Santos.

 

Celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre Funasa e UCDB

Fonte: Portal Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)