Voltar

Funasa entrega casas de alvenaria em município sergipano

Funasa entrega casas de alvenaria em município sergipano

Moradias construídas em Japaratuba fazem parte do Programa de Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 25 Jun 2021 16:42:11 -0300

Última modificação: Sex, 25 Jun 2021 16:44:22 -0300

Dona Leninha recebe sua nova casa

Foto: Prefeitura de Japaratuba

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de sua Superintendência Estadual em Sergipe (Suest/SE), entregou, no dia 11 de junho, três novas casas de alvenaria em Japaratuba, interior sergipano. Durante a cerimônia de cessão, o chefe do Setor de Comunicação Social e Cerimonial (Soesc), Charles Fontes, representou a Funasa, contando também com a participação da prefeita de Japaratuba, Lara Moura, e outras autoridades do município.

Duas das casas foram entregues na área urbana da localidade e a terceira foi entregue no conjunto Albano Franco. Na entrega, o ex-governador de Sergipe, Albano Franco, participou da inauguração e foi homenageado, pela administração do município, dando seu nome ao residencial.

As moradias fazem parte de um convênio nº 0901/2018, celebrado entre a Funasa e a prefeitura municipal, que viabilizou a construção de 41 residências, possibilitando a execução do programa de Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas (MHCDC) na cidade. O valor do documento alcançou aproximadamente R$ 2 milhões e as obras foram iniciadas em agosto de 2020. Para a entrega das casas foram necessárias duas etapas: a demolição das casas de taipas e o remanejamento das famílias a um local apropriado.

De acordo com o superintendente da Funasa em Sergipe, Waldoilson Leite, a solicitação para construção das residências foi feita por meio de emenda, mas também existem outras alternativas para participar do Programa, como a apresentação dos dados de contaminação por doença de Chagas da região. "O prefeito, na época, esteve na Funasa e a equipe orientou sobre como a solicitação deveria feita e os procedimentos a serem seguidos para contemplar o município", explicou.

A prefeita de Japaratuba agradeceu o empenho e destacou a importância da Funasa em oferecer mais qualidade de vida à população. "De todas as obras que foram feitas, a mais importante é a entrega de uma casa a um cidadão. Agradeço à Funasa por ter sido uma grande parceira na realização e entrega dessas obras", declarou.

Além das três casas já entregues, há mais 11 moradias em fase de finalização e as outras estão em execução.

Além de controlar vetores, o MHCDC leva dignidade às famílias

As famílias que vivem em residências de taipa lidam diariamente com diversos problemas. Muitas não têm nem mesmo banheiro. A estrutura de taipa é frágil e as dificuldades vão desde goteiras quando, nos dias de chuva, a água insiste em escorrer pelos vãos no teto, até animais peçonhentos, que entram pelos buracos nas paredes.

Rosilene dos Santos, de 51 anos, recebeu uma das casas, onde irá morar com o companheiro e o filho. Dona Leninha, como foi carinhosamente apelidada pelos amigos, morava com a família em uma casa de taipa herdada dos pais. Agora, graças à Funasa, a lembrança da simplicidade abre espaço para uma nova vida locada em uma residência digna. "Hoje estou aqui, recebendo uma bela casa, linda. Logo, logo eu deixo tudo em ordem", declarou Dona Leninha.

À espera da casa nova

Todas as casas construídas contam com banheiro, cozinha, sala, área de serviço e quartos. O número de quartos da residência varia de acordo com a necessidade da família. Em Japaratuba, 19 casas terão um quarto, 15 terão 2 quartos, seis casas terão três quartos e uma terá quatro quartos.

Para Leiliane Lima, 26, que mora em uma casa de taipa com os filhos, a mudança é a realização de um desejo antigo. "Meu sonho é ter minha casa de alvenaria para dar uma vida mais digna aos meus filhos para mim. Ter um banheiro para chamar de meu, porque eu não nunca tive um. É o meu sonho ter minha casa de alvenaria e está sendo realizado pelo Funasa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Japaratuba", afirmou.

O senhor Edézio dos Santos, aposentado de 68 anos, acredita que as novas moradias são a solução para diversos problemas. "Aqui tem cobra, escorpião, aparece muito piolho de cobra também. Tem muito buraco e pode acumular muita barata, esse tipo de coisa que uma casa de alvenaria não tem", relatou.

Depois de tantos anos vivendo uma casa com pouca estrutura, a Funasa foi capaz de oferecer mais dignidade e qualidade de vida à Edézio e outros tantos habitantes de Japaratuba, que não precisarão mais se preocupar com essas dificuldades.