Voltar

Funasa entrega mais duas unidades da SALTA-z em Cruzeiro do Sul

Funasa entrega mais duas unidades da SALTA-z em Cruzeiro do Sul

30 famílias da comunidade, abastecida pelo Rio Croa, não tinham acesso a água tratada e utilizavam soluções alternativas individuais, como poços artesianos
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 28 Set 2021 10:34:34 -0300

Última modificação: Ter, 28 Set 2021 10:38:02 -0300

Galões utilizados para armazenar água tratada da SALTA-z

Foto: Prefeitura de Cruzeiro do Sul

Na última quarta-feira (22/9), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Acre (Suest/AC), instalou mais duas unidades da Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) no município de Cruzeiro do Sul. O objetivo da ação, viabilizada por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 009/2019, foi garantir o acesso a água tratada aos habitantes cruzeirenses, que já contam com nove SALTA-z.

As implantações ocorreram na comunidade de Croa e contaram com a presença do superintendente estadual da Funasa, José Ronaldo Craveiro; do prefeito municipal, Zequinha Lima; do presidente da Câmara Municipal e vereador, Franciney Melo; e das equipes do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Funasa e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), além de outras autoridades municipais.

O superintendente José Ronaldo evidenciou a importância da tecnologia para o município e diz estar orgulhoso em participar da entrega de ações que transformam a vida das pessoas. "A Funasa se orgulha e está à disposição para melhorar a saúde, a qualidade de vida e dar dignidade para as pessoas. Essa foi a primeira unidade implantada por servidores capacitados pela fundação. Estamos sempre prontos para ajudar em ações de saneamento", destacou.

Durante a ação, a equipe do Sesam realizou uma capacitação destinada aos operadores, ensinando a instalar e a fazer manutenção. Após o treinamento, os técnicos da Semeia, que formaram o Grupo Técnico Municipal (GTM), montaram as SALTA-z em locais estratégicos, atendendo a 30 famílias que são abastecidas pelo Rio Croa.

Para o prefeito municipal, a qualificação dos operadores responsáveis pela SALTA-z facilitará a concretização de outros acordos que atenderão outras regiões do município e sofrem com a falta de tratamento de água. "Hoje, dentro da Semeia, temos técnicos capacitados pela equipe da Funasa e que estão aptos para instalar outras unidades. Estamos agradecidos por essa parceria, que está apenas começando. Ainda temos muitas comunidades que vivem sem água adequada e precisam tirar diretamente do rio para beber", disse.

Antes da SALTA-z os moradores utilizavam poços artesianos, mas, em grande parte, a água não tinha tratamento - devido aos altos índices de turbidez, manganês e ferro - e, quando consumida com frequência, pode causar doenças. "A nossa água era muito ruim e adoecíamos com malária e dor de estômago. Mas agora, com certeza, vamos ter mais saúde, porque água é vida e sem água não somos ninguém. Agradeço a todos que trabalharam para essa entrega, vocês chegaram para nos alegrar e, para mim, se tornaram da família", ressaltou a moradora Raimunda Almeida, que disponibilizou espaço em seu terreno para instalação da solução.