Voltar

Funasa entrega SALTA-z para Vila Calderita, em Rondônia

Funasa entrega SALTA-z para Vila Calderita, em Rondônia

Calderita é a terceira comunidade a ser atendida em Porto Velho e a vigésima do estado
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 31 Mar 2021 14:58:33 -0300

Última modificação: Qua, 31 Mar 2021 15:04:44 -0300

Autoridades durante a solenidade na entrega em Vila Calderita/RO

Foto: Wesley Pontes/Prefeitura de Porto Velho

Para viabilizar o acesso a água tratada aos moradores e pescadores, na última quinta-feira (25/03), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa em Rondônia (Suest/RO), entregou uma unidade da Solução Alternativa Coletiva Simplificada para Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) para a comunidade Vila Calderita, a 45 km da capital, Porto Velho. A ação é resultado da celebração do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 004/2018, firmado entre a fundação e a Prefeitura de Porto Velho, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Durante a cerimônia de inauguração, estiveram presentes o superintendente estadual da Funasa, João Marcos de Siqueira; o superintendente da Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD), Vinícius Miguel; o gerente do Departamento de Vigilância Sanitária Municipal (DVISA), Walmir da Silva e o diretor da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur), José Eduardo Pires.

Para João Marcos, a entrega da SALTA-z tem muita relevância não só para os moradores, mas para toda a equipe da Funasa, que fez parte da ação, já que a comunidade carecia de água potável e agora podem consumir o recurso hídrico sem riscos à saúde. "Sem dúvidas, é muito gratificante entregar água tratada em um local que a população anseia por condições mínimas de saúde. Dá a sensação que nós fazemos parte da vida daquelas pessoas, pois participamos de todo o processo, desde a instalação à inauguração", ressalta.

Os 480 moradores, de 96 famílias, de Vila Calderita nunca tiveram acesso a água tratada e utilizavam de soluções alternativas sem tratamento, como os poços rasos e a captação de água do Rio Jamari. Com a instalação da SALTA-z, a comunidade passa a contar com um reservatório de 5.000 litros, filtro e dosadores de cloro e sulfato de alumínio.

Além da instalação, as equipes do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), em parceria com o DVISA, realizaram um treinamento de sustentabilidade para operacionalização, manutenção e verificação diária de reposição de cloro aos moradores da região. "Aprendi a fazer a limpeza do filtro, a dosagem do cloro e a manter a caixa d'água e o local sempre limpos", explica Eugênio de Oliveira, que mora em frente a unidade instalada.

Vinicius Miguel, superintendente da SMD, agradeceu pela cooperação com a Funasa, por possibilitar a melhoria na qualidade de vida e a redução do número de enfermidades da comunidade. "A parceria é fundamental para garantir o direito humano a água tratada, melhorando a saúde em geral, pois diminui a incidência de episódios de doenças. Em nome da Prefeitura de Porto Velho e do prefeito Hildon Chaves, registro os agradecimentos a Funasa para que possamos assegurar, cada vez mais, o acesso a água potável para a população", disse.

Próximas instalações

Há solicitações de Porto Velho para a instalação em mais 17 comunidades, que atenderão a 1.917 habitantes. Em outubro do ano passado, os distritos agrícolas de Nova Aliança e Rio Grande foram contemplados com duas unidades. A próxima instalação está prevista para setembro, no distrito de Nova Califórnia.

No cronograma, estão previstas mais 17 comunidades contempladas pelo ACT: Boa Vista, Boa Vitória, Brasileira, Cavalcante, Conceição da Galra, Demarcação, Firmeza, Ilha de Assunção, Ilha Nova, Nazaré, Papagaios, Pombal, Ressaca, Santa Catarina, Terra Caída, Terra Firme e Tira Fogo.