Voltar

Funasa entrega três SALTA-z para município do AP em estado de calamidade

Funasa entrega três SALTA-z para município do AP em estado de calamidade

Suest/AP foi acionada para auxiliar a situação de emergência decretada em função das fortes chuvas no município de Calçoene
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 11 Mar 2021 15:29:52 -0300

Última modificação: Qui, 11 Mar 2021 17:24:58 -0300

Equipes participam em ação conjunta no município e Calçoene

Foto: Suest/AP

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Amapá (Suest/AP), instalou, na última quinzena de fevereiro, três unidades da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) nas localidades de Calafate, Ilha Grande e Juncal, da cidade amapaense de Calçoene.

O repasse é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), firmado juntamente com a Prefeitura Municipal e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC/AP) e busca amenizar os efeitos causados pelas inundações provocadas pelas intensas chuvas e pela elevação do nível do Rio Calçoene.

As unidades do equipamento atenderam cerca de 247 famílias e, até o fim de abril, a previsão é entregar mais cinco SALTA-z na região. Dentre as ações emergenciais de implantação da tecnologia, também foram realizadas análises laboratoriais nas águas e a instalação da dispersor de cloro artesanal.

O superintendente estadual, Clodoaldo Monteiro, afirma que esta ação da Funasa ajudará a reduzir o índice de infecção por doenças de veiculação hídrica, proporcionando mais qualidade de vida e a inclusão social aos habitantes atendidos. "São ações simples, mas muito significativas por conta do alcance social para comunidades que consumiam água contaminada tanto para beber, quanto para preparar alimentos. Por isso as instalações das SALTA-z se tornam um marco representativo na vida da população que nunca teve água tratada. Assim, a Funasa consegue contribuir e melhorar a qualidade de vida para essas pessoas que tanto precisam", enfatiza.

Além das instalações, os membros do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) fizeram a coleta de amostras de água Estação de Tratamento de Água (ETA) e dos poços rasos nas áreas urbanas e rurais para análise físico-químicas, microbiológicas e determinação de pH, na Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA).

Durante os estudos microbiológicos nas águas da Escola Municipal de Calafate, próximo ao Rio Amapá Grande, foram detectados coliformes fecais na caixa d'água, que podem causar doenças de veiculação hídrica. Por isso, a equipe do Sesam confeccionou, de forma artesanal, um dispersor de cloro para reduzir a contaminação e instalou o equipamento.

Carmem Nilza, chefe do Sesam, explica sobre a confecção do dispersor, que solucionou o problema da água contaminada na escola. "Após a detecção nas amostras de água, surgiu a preocupação de resolver o problema. Para isso, o ideal seria a utilização de um dispersor de cloro, mas, como não tínhamos este tipo de equipamento à disposição, tivemos a ideia de produzir, artesanalmente, utilizando uma garrafa pet, areia grossa e cloro granulado, utensílios que sobraram da SALTA-z. Foi uma experiência exitosa da equipe, sempre buscando conhecimento prático em realizar um protótipo artesanal até mesmo na dificuldade", esclarece. 

De acordo com o prefeito Reinaldo Barros, a parceria com a Fundação foi de extrema importância para diminuir o impacto das inundações e disse ainda que pretende firmar novos convênios para executar outras obras na cidade. "Quando a prefeitura decretou estado de emergência, a Funasa logo foi acionada e dirigiu-se ao município com um laboratório completo para fazer a análise da água. Essa parceria foi muito importante e temos sim a intenção de executar outros projetos com a Fundação porque é o nosso município que vai ganhar com isso", explica.