Voltar

Funasa entrega veículos de coleta de resíduos no MT

Funasa entrega veículos de coleta de resíduos no MT

Oito municípios vão compartilhar veículos e os equipamentos de coleta de resíduos sólidos, oriundos de dois convênios com consórcio
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 12 Mar 2021 17:07:59 -0300

Última modificação: Ter, 16 Mar 2021 17:22:39 -0300

Os veículos rodarão em oito cidades diferentes do Mato Grosso

Foto: Suest/MT

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Mato Grosso (Suest/MT), entregou diversos equipamentos e cinco veículos de coleta de resíduos sólidos ao Consórcio Intermunicipal do Complexo Nascentes do Pantanal, composto pelos municípios de Salto do Céu, Rio Branco, Lambari D'Oeste, São José dos Quatro Marcos, Glória D'Oeste, Jauru, Figueirópolis D'Oeste e Indiavaí.

A cerimônia de entrega foi feita, no dia 05/03, em São José dos Quatro Marcos, e contou com a participação do superintendente estadual da Funasa, Francisco Holanildo; do representante da Caixa Econômica Federal de Mirassol D'Oeste; da presidente do consórcio, Gheysa Maria Borgato; dentre outras autoridades, e representantes das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis. 

Durante o evento, foram entregues três caminhões coletores, um caminhão compactador de 6m³ - para coleta convencional de resíduos - e uma van furgão - para a coleta de resíduos dos serviços de saúde, que estão sendo tratados no Aterro Sanitário Intermunicipal em Mirassol D'Oeste. 

De acordo com Holanildo, a participação da Funasa foi importante para proporcionar maior fluidez e qualidade no trabalho de coleta feita pelos catadores, ajudando também na redução do volume de resíduos. "Já implementaram, em grande parte dos municípios, a coleta seletiva. Então há a uma necessidade grande desses veículos equipados e adequados para a coleta desse material reciclado. Com certeza vai ajudar muito nessa gestão dos resíduos, que é o nosso foco, a partir de agora, a reestruturação para a redução do volume", disse.

Os equipamentos e veículos foram adquiridos por meio de dois convênios, firmados entre a Suest/MT e os municípios participantes, totalizando R$ 6,3 milhões. O montante foi destinado ao apoio a implantação de um sistema integrado de resíduos sólidos na região e de uma central de tratamento de lixo hospitalar, além de uma retroescavadeira, um trator de esteira e outros dois caminhões compactadores. De forma compartilhada, os automóveis atenderão as cidades mato-grossenses do consórcio.