Voltar

Funasa faz visita técnica em Vila Naval, em Santa Maria/DF

Funasa faz visita técnica em Vila Naval, em Santa Maria/DF

Representantes da Fundação estiveram na Vila Naval Almirante Visconde de Inhaúma para acompanhar as obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário que atenderão mais de 500 pessoas.
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 14 Ago 2020 17:28:22 -0300

Última modificação: Seg, 17 Ago 2020 10:50:52 -0300

Obra em andamento de tanque séptico oriundo do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da Vila Naval,em Santa Maria (DF). 

 

Na última segunda-feira (10/08), o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), Roberto Bentes Batista; o coordenador-geral da Coordenação-Geral de Engenharia e Arquitetura (Cgear), Guilherme Rocha; e o coordenador-substituto da Coordenação de Infraestrutura de Água e Esgoto, José Antonio da Motta Ribeiro; da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), visitaram a Vila Naval Almirante Visconde de Inhaúma (VNAVI), na região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal (DF), para uma visita técnica de acompanhamento da recuperação e ampliação dos sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e de Esgotamento Sanitário (SES) locais.
 
O SAA e o SES são frutos de uma parceria entre a Funasa e a Marinha do Brasil, por meio de um Termo de Execução Descentralizado (TED), com um valor em torno de R$ 2,5 milhões, pagos em duas parcelas. Com este recurso, foi possível realizar a licitação para dar início as melhorias, que tem previsão de conclusão em outubro deste ano.
 
As ampliações vão melhorar a qualidade de vida de 220 famílias da Vila Naval, além de uma escola mantida pelo Governo Federal, nos arredores da área militar, com cerca de 550 pessoas, que incluem alunos, professores e funcionários.
 
Para Roberto Bentes Batista, as obras vão impactar também as áreas habitacionais da região, que permeiam o campo militar. "Eu tive a oportunidade de, com minha equipe, fazer a visita no canteiro de obras do projeto de capacitação, armazenamento, distribuição de água e esgotamento sanitário com solução ecológica. E, com isso, posso constatar que estes sistemas atenderão não somente a VNAVI e a escola, como também a região de Santa Maria, o Residencial Santos Dumont e o Núcleo Rural Córrego da Onça", disse Roberto.
 
Para Guilherme Rocha, esta sinergia entre as duas entidades é um exemplo de sucesso. "Essa cooperação é um exemplo de parceria de sucesso e vai beneficiar muitas famílias", afirmou.
 
Há também uma proposta de inclusão de uma ação de educação em saúde ambiental da área rural para implementação e manutenção de uma horta e pomar, que serão instalados próximos do SES, como opção ecológica dos serviços básicos.
 
Participaram ainda da visita: o capitão de Fragata, Glauco Massoto; e o primeiro-tenente, Felipe Petit.

 

Roberto Bentes Batista (ao centro) e demais gestores da Funasa visitam a obra da caixa dágua