Voltar

Funasa inaugura estação de abastecimento de água em Piauí

Funasa inaugura estação de abastecimento de água em Piauí

Com investimento de quase R$ 1,2 milhão, ETA fornecerá água tratada a toda população urbana de São José do Divino
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 20 Set 2021 18:12:41 -0300

Última modificação: Qua, 22 Set 2021 15:15:05 -0300

Autoridades durante a cerimonia de inauguração da ETA

Foto: Ascom/Prefeitura Municipal de São José do Divino

No último sábado (18/9), o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Jonas Moura, representou o presidente Miguel Marques, e participou da inauguração da adutora de água bruta e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município piauiense de São José do Divino. Além do diretor, também participaram da solenidade o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o superintendente estadual da Funasa no Piauí (Suest/PI), José Raimundo, e outras autoridades.

A obra é um desdobramento do Termo de Compromisso do Programa de Aceleração do Crescimento (TC/PAC) nº 0406/14, firmado entre a Funasa e a prefeitura. A ação contou com investimentos de aproximadamente R$ 1,2 milhão e atenderá toda a população da área urbana do município, que representa cerca de 2,5 mil pessoas e 1 mil domicílios, melhorando o abastecimento de água e a qualidade de vida da região.

Durante a cerimônia, Jonas aproveitou a oportunidade para agradecer e destacou a importância da Funasa em realizar ações de saneamento para pequenos municípios. "Tivemos a grande alegria de entregar essa estação de tratamento de água. Ela vai melhorar, e muito, a saúde e a qualidade de vida da população. Também estamos trabalhando em um Termo de Execução Descentralizado (TED) para o Piauí, que será modelo para todo Brasil", ressaltou.

Para abastecer o município, a estação que integra um sistema de tratamento compacto e o reservatório da Empresa de Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) utilizará a adutora de água bruta - canal, galeria ou encanamento que conduz a água da captação até a estação - para captação de água no rio Piracuruca e, após o tratamento, distribuir à população.