Voltar

Funasa inaugura ETE em Maravilha/SC

Funasa inaugura ETE em Maravilha/SC

Com apoio da Casan, Funasa entregou ETE à município no oeste catarinense, atendendo centenas habitantes
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 17 Nov 2021 16:25:17 -0300

Última modificação: Qua, 17 Nov 2021 16:26:28 -0300

Ato de inauguração da ETE em Maravilha/SC

Foto: Prefeitura de Maravilha

Na última quinta-feira (11/11), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual em Santa Catarina (Suest/SC), inaugurou uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município de Maravilha, localizado no oeste de Santa Catarina. A cerimônia, que contou com a presença do superintendente estadual da Funasa, Ademar Henrique Borges, e diversos representantes municipais e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), ocorreu na antiga pedreira da Linha Barro Preto, onde está localizada a ETE que atenderá parte da população da região, proporcionando mais qualidade de vida aos habitantes.

A obra faz parte da primeira etapa de um Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) - proveniente do Termo de Compromisso do Programa de Aceleração do Crescimento (TC/PAC) n° 0236/2014 -, que conta com investimento de quase R$ 9 milhões por parte da Funasa, tendo capacidade para tratar 20 mil litros de esgoto por segundo e uma rede coletora com mais de 13 km de extensão ligada a 850 unidades domiciliares.

De acordo com Ademar, a ETE será ponto de partida para mudança na qualidade de vida dos moradores, já que tratamento de esgoto irá proporcionar mais saúde às famílias atendidas e ajudará na preservação ambiental. "A obra enfrentou uma série de desafios até sua conclusão, mas, com a persistência dos gestores municipais e da Funasa, esses desafios foram superados e a ação finalizada. Fico muito feliz com este ato de inauguração, marcando a entrega à população, e por poder contar com participação da Casan, que será responsável pela operação e manutenção deste sistema", afirmou.

Além da estação, a implantação do SES no município contará com mais 13 km de rede coletora de esgoto, duas estações elevatórias de esgoto - com 2,9 mil metros de emissário - e outras 843 ligações domiciliares.