Voltar

Funasa inaugura obras em dois municípios do Mato Grosso

Funasa inaugura obras em dois municípios do Mato Grosso

Fundação esteve presente no estado para a inauguração de duas novas obras, e com a conclusão, atendeu mais de oito mil pessoas
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 10 Fev 2020 18:22:40 -0300

Última modificação: Qui, 13 Fev 2020 17:32:54 -0300

Inauguração de melhorias para ligações domiciliares, captação, estação de tratamento, reservatório e rede de distribuição de água

Foto: Suest/MT

Na última sexta-feira (07/02), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), representada pelo superintendente estadual de Mato Grosso (Suest/MT), Francisco Holanildo, participou da inauguração do sistema de abastecimento de água de Nova Santo Antônio e Alto Boa Vista. Além do superintendente, participaram das solenidades representantes das comunidades e os prefeitos Adão Soares e Valtuir Candido, respectivamente.

Com as inaugurações, as estações de água dos municípios levarão água encanada para as residências que antes contavam com abastecimento de água por caminhões-pipa. De acordo com o prefeito Valtuir, de Alto Boa Vista, as economias com pagamento desses caminhões chegarão em torno de R$ 1,2 milhão por ano, que poderão ser repassados para outras áreas da cidade, como infraestrutura, saúde e educação.

Nos municípios foram investidos mais de R$ 5,8 milhões, de convênios firmados entre a Funasa e as prefeituras, atendendo 8,8 mil habitantes, que esperavam há mais de 20 anos por água encanada. O repasse realizado pela Fundação foi investido em obras de melhorias para ligações domiciliares, captação, estação de tratamento, reservatório e rede de distribuição de água para os municípios.

O superintendente estadual do Mato Grosso afirmou que as obras e melhorias são demandas antigas e deu previsão de novas inaugurações, ainda em 2020. "Nós identificamos quatro municípios sem abastecimento de água. Dessas, duas foram inauguradas na última sexta-feira e as obras dos municípios Novo Monte Verde e Serra Nova Dourada estão previstas para os meses de junho e julho", disse Francisco.