Voltar

Funasa instala SALTA-z e realiza capacitação em município do Amapá

Funasa instala SALTA-z e realiza capacitação em município do Amapá

Através de Acordo de Cooperação técnica com a prefeitura de Serra do Navio, foram instaladas duas SALTA-z que passam a atender cinco comunidades
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 01 Jun 2021 18:49:32 -0300

Última modificação: Ter, 01 Jun 2021 20:45:57 -0300

SALTA-z instalada

Foto: Suest/PA

No dia 18/5, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de sua Superintendência Estadual no Amapá (Suest/AP), finalizou a instalação de duas SALTA-z nas comunidades de Porto do Vinte e Vila dos Maranhenses. Também foi realizada uma capacitação para manutenção das SALTA-z.

A instalação das SALTA-z foi possível graças ao Acordo de Cooperação Técnica n° 05/2018, entre a Funasa e a prefeitura municipal de Serra do Navio. As melhorias passaram a levar água de qualidade para cinco comunidades rurais.

Participaram da capacitação 20 pessoas, entre moradores, agentes e agentes comunitários de saúde. Também estavam presentes o superintendente da Funasa no Amapá, Clodoaldo Maciel, a chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Suest/AP, Carmen Nilza e Cladinaldo Ferreira, da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).

Conforme o chefe substituto do (Sesam) da Suest/AP, Paulo Roberto, o treinamento foi dividido em duas etapas: teoria e prática com moradores das localidades de Vila dos maranhenses, Vila Nova Canaã, Paraíso e Porto do Vinte.

De acordo com o superintendente Clodoaldo Maciel, a capacitação foi muito bem recebida pela comunidade e contou com alto índice de participação. "Houve um comparecimento bastante representativo por parte da comunidade e por parte dos ACS, os agentes comunitários de saúde, que são grandes parceiros, tanto da gestão como da própria Funasa, e contamos com a presença integral de vereadores na capacitação, a vice-prefeita esteve presente também".

Ainda no mesmo dia, também foi realizada a análise da qualidade da água de diferentes locais, como residências e do mercado central. A chefe do Sesam demonstrou satisfação com o atendimento que vem sendo oferecido aos moradores. "Estou feliz, vejo um trabalho tendo resultado e a população sendo beneficiada. Isso se chama compromisso com a população", afirmou Carmen.

Clodoaldo reforçou ainda a importância das SALTA-z para a saúde da população. "Essas pessoas que são atendidas pela SALTA-z são pessoas que em questão de infraestrutura são privadas de atendimento médico, nessas localidades não existe posto de saúde, quando existe é um agente de saúde comunitário (ACS), que faz um monitoramento e orienta o que deve fazer no caso de estar acometido de alguma doença. A SALTA-z está lá justamente para fazer uma prevenção, para que as crianças, principalmente, elas não tenham doenças em decorrência de água não recomendável para uso", declarou.

O superintendente ressaltou também que será feito um acompanhamento trimestral da qualidade da água. "Através da pesquisa social nós mostramos quais as doenças que aquela água anterior ocasionava na vida deles e, principalmente, das crianças e o monitoramento trimestral vai mostrando a evolução na qualidade de vida, sem aqueles problemas de doença em decorrência da água imprópria para consumo".