Voltar

Funasa lança cursos gratuitos sobre gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

Funasa lança cursos gratuitos sobre gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

Com temáticas ligadas a legislações como o Marco Legal do Saneamento Básico e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as aulas ocorrerão entre os dias 5 de novembro a 1º de dezembro
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 27 Out 2021 14:54:37 -0300

Última modificação: Qua, 27 Out 2021 15:09:28 -0300

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) lançou os cursos gratuitos "Fundamentos e Premissas-Chave para a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)" e "Tratamento e Valorização de RSU". As capacitações serão destinadas a gestores municipais de todo o país, na modalidade a distância. As inscrições vão até 4 de novembro e as aulas ocorrerão entre os dias 5 de novembro a 1º de dezembro, com carga horária de 20 horas. 

A iniciativa faz parte do projeto Cooperação para Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (ProteGEEr), financiada pela Iniciativa Internacional pelo Clima (IKI) e implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O objetivo é projetar a experiência de anos na gestão de resíduos para a realidade específica de cada município brasileiro, com suas vocações e limitações, direcionado para responsáveis pela gestão pública municipal, técnicos, estudantes e pessoas interessadas no assunto.

As aulas irão detalhar temáticas relacionadas a legislações como o Marco Legal do Saneamento Básico e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Partindo de parâmetros amplos sobre o assunto, desde a influência na qualidade de vida e sanitária da população, o controle ambiental dos recursos disponíveis, até o atendimento dos critérios legais, será especificado os passos e estratégias para que se atinja a eficiência na gestão de resíduos sólidos municipais.

O curso de "Fundamentos e Premissas-Chave para a Gestão Sustentável de RSU" apresentará informações básicas, soluções regionalizadas e a importância do fim dos lixões para as cidades. Para promover o aprofundamento técnico, o curso "Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos" abordará as rotas tecnológicas para a gestão dos RSU e os impactos nas emissões de gases de efeito estufa. 

A capacitação será composta por módulos temáticos apresentados no ambiente virtual por meio de textos, vídeos e caixas de destaque para informações e matérias complementares para aprofundamento no assunto, bem como a apostila, em formato PDF, com o conteúdo estruturado. O aproveitamento mínimo exigido para as avaliações será de 70% (setenta por cento) do conteúdo, para emissão do certificado na conclusão do curso.

Para mais informações e inscrição, clique aqui ou nas imagens abaixo.