Voltar

Funasa leva água de qualidade para mais uma comunidade rural do Amazonas

Funasa leva água de qualidade para mais uma comunidade rural do Amazonas

Habitantes da comunidade, localizada na Mesorregião do Centro Amazonense, foram beneficiados com a instalação da SALTA-z
Por Amanda Miguel

Publicação: Seg, 15 Jul 2019 15:25:12 -0300

Última modificação: Seg, 15 Jul 2019 15:34:11 -0300

Comunidade rural, localizada a 530 km de Manaus, no município de Alvarães recebeu mais uma unidade da SALTA-z

Foto: Divulgação/Suest-AM

Até pouco tempo atrás, a comunidade rural do Carú, no município de Alvarães, localizado a 530 km de Manaus, não tinha acesso à energia elétrica, mesmo morando às margens de uma imensidão de água. Antes, o deslocamento para água potável era longo e também se tornava um problema para os moradores. Mas, desde o último domingo (14/07), a realidade mudou. Uma equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) inaugurou, junto de lideranças e gestores municipais, mais uma instalação da unidade da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (SALTA-z), que garante o acesso a água limpa e saúde a pequena Carú.

Além da entrega da tecnologia foi realizada uma oficina para treinamento dos moradores. A SALTA-z é uma tecnologia desenvolvida pela Funasa e que transforma água imprópria para o consumo humano em potável, hoje está presente em 43 municípios, dos 62 que formam o estado do Amazonas.

Para o superintendente da Funasa no estado, Wenderson Monteiro, que esteve presente no ato, o principal objetivo da SALTA-z na comunidade é o de regularizar os altos índices de turbidez, alumínio, manganês e ferro, além de prevenir doenças. "Poder contribuir com a prevenção de doenças é mais que uma missão da Fundação. Sou grato por em conjunto com o estado do Amazonas e municípios poder estar trabalhando e presenciando sorrisos tão verdadeiros e felizes de moradores que, muitas vezes, aguardavam por anos melhorias como esta. O Amazonas é o nosso maior estado em extensão territorial e muitas vezes temos dificuldades de acessos as comunidades, mas a cada dia avançamos um pouco mais", comemorou.

O prefeito de Alvarães, Edy Rubem, agradeceu a parceria com a Funasa e disse que a SALTA-z tem mudado a realidade de muitos amazonenses. "A Funasa trabalha desde o diagnóstico até a capacitação para manuseio da tecnologia. Estamos gratos pela atenção e felizes por contar com mais este apoio", finalizou.

Alvarães tem cerca de 15 mil habitantes e fica na Mesorregião do Centro Amazonense. Estiveram presentes o prefeito de Alvarães, Edy Rubem, os secretários municipais de saúde, Orlando Mendes e de comunicação, Pedro Gomes, a chefe do serviço de Saúde Ambiental da Funasa (Sesam), Josilaine Ferreira acompanhada dos técnicos Marilene Coutinho, Carlos Sousa e Elivaldo Valente.