Voltar

Funasa mobiliza técnicos de mais três estados para atender São Sebastião/SP

Funasa mobiliza técnicos de mais três estados para atender São Sebastião/SP

Servidores chegaram no litoral norte paulista para apoiar as ações de coleta, análise e tratamento de água na região
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 06 Mar 2023 10:50:27 -0300

Última modificação: Seg, 06 Mar 2023 11:01:45 -0300

Ao todo, 15 servidores vieram de seis estados para atender a população de São Sebastião/SP com análise,controle da qualidade e tratamento de água

Foto: Lucca Decia/Funasa

Uma nova equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi mobilizada, desde a semana passada, para dar apoio às atividades da instituição em São Sebastião/SP, cidade afetada fortemente por chuvas e deslizamentos de terra. Os técnicos, que vieram de Tocantins (TO), Maranhão (MA) e Rio de Janeiro (RJ), vieram para contribuir para continuidade das ações de coleta, análise e tratamento de água que a Funasa tem feito para atender as comunidades mais atingidas.

A fundação já mobilizou, aproximadamente, 15 servidores de seis estados - BA, MA, PE, RJ, SP, TO - para trabalhar diretamente nas áreas afetadas e dar suporte à população vulnerável e intensificou o controle da qualidade da água, agir, ainda mais rápido, para manutenção da saúde pública e evitar a proliferação de doenças de veiculação hídrica.

Segundo a engenheira sanitarista da Superintendência Estadual da Funasa no Maranhão (Suest/MA), Rosana Lima, a instituição está aproveitando toda sua expertise, já que a logística para ações em situações de desastre são muito complexas e exigem agilidade. "A Funasa tem um quadro funcional capacitado e com disponibilidade técnica. Isso é muito importante em um momento crítico como esse, pois, agora que a Unidade Móvel de Tratamento de Água (UMTA) está funcionando, precisamos manter o controle de qualidade da água que abastece as comunidades", destacou.

 

Técnicos analisam água da UMTA

 

Como está o abastecimento?

Até o momento a Funasa já destinou quase 100 mil litros de água às comunidades mais vulneráveis. Esses recursos estão sendo enviados para abrigos, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Escolas, Creches e vários outros locais.

Além disso, a entidade também está fazendo coletas e análises de água após o abastecimento dos caminhões-pipa, a fim de garantir que não haverá a contaminação da água potável durante o transporte e/ou nos reservatórios dos lugares atendidos.

Para o biólogo e responsável técnico do controle e qualidade da água da Suest/TO, Renilton Delmundes, é importante trabalhar em sintonia com a Administração Municipal para dar continuidade nas análises e, até mesmo, ampliar os pontos de coleta. "Precisamos estar atentos e verificar a qualidade da água que abastece os carros-pipa. A partir do momento em que a água é levada, os cuidados devem continuar, principalmente, na questão do armazenamento e da mistura de água não tratada de outros locais. Por isso, algumas inspeções e orientações ainda são necessárias", explicou