Voltar

Funasa oferece apoio em Brumadinho

Funasa oferece apoio em Brumadinho

Superintendência Estadual de Minas Gerais da Fundação ofereceu apoio as equipes de buscas e Funasa terá papel fundamental para garantir água potável para os moradores da região
Por Suest/MG

Publicação: Qua, 30 Jan 2019 16:18:17 -0300

Última modificação: Qui, 31 Jan 2019 07:51:45 -0300

Equipe de apoio da Funasa em Brumadinho

Foto: Janaína Soalheiro

Diante da tragédia ocorrida com o rompimento da barragem em Brumadinho/MG na sexta-feira (25/01), servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual de Minas Gerais (Suest/MG), se reuniram na segunda (28/01) com os responsáveis pelas buscas na região para oferecer ajuda. A superintendente Edicleusa Veloso, acompanhada pelo procurador Federal, Flávio Marzano, do chefe da administração, Sérgio Abucater e do chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Jaime Costa, encontraram com o Secretário Nacional da Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas, e com representante da Defesa Civil de Belo Horizonte, Roger Victor.

Ficou acertado que neste primeiro momento os trabalhadores se concentraram nas buscas dos atingidos pelos destroços, mas na segunda parte, a Funasa será importante para contribuir com o fornecimento de água potável, uma vez que, os rios do entorno podem ser afetados com a lama tóxica.

O rompimento de uma barragem da Vale no município de Brumadinho causou a destruição da área administrativa da empresa, casas e propriedades da região. O deslizamento de lama também deixou mortos e desaparecidos, além de diversas pessoas que tiveram que deixar suas casas.

Todos os servidores da Suest/MG estão empenhados e disponíveis a contribuir para minimizar os problemas dos sobreviventes desta tragédia.