Voltar

Funasa participa da 2º edição virtual do Focco, na PB

Funasa participa da 2º edição virtual do Focco, na PB

Reunião realizada mensalmente no Fórum Paraibano de Combate à Corrupção conta com a participação de diversas entidades e debate assuntos de interesse público
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 09 Abr 2021 18:52:21 -0300

Última modificação: Sex, 09 Abr 2021 18:53:16 -0300

Roseane Cunha, do Sesam, participa do encontro virtual

Foto: Divulgação Focco

Na última segunda-feira (05/04), Roseane Cunha, chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), da Superintendência Estadual da Funasa na Paraíba (Suest/PB), participou do segundo encontro virtual do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco/PB) de 2021, representando a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O intuito da discussão foi definir o Grupo de Trabalho (GT) para acompanhamento das ações e vacinações da COVID-19 no estado, sendo a Funasa um dos órgãos que auxiliará o GT em suas atribuições.

A reunião contou, ainda, com a participação de autoridades do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério Público Federal (MPF), do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), da Controladoria-Geral do Estado da Paraíba (CGE/PB), dentre outras entidades.

Para Roseane, a participação da Funasa neste Fórum é de extrema importância, já que a instituição representa o Poder Executivo, podendo oferecer grande auxílio às demandas do Focco/PB. "A Funasa é uma das poucas instituições que participam das discussões e possui uma `cadeira' no Focco/PB. E, no fórum, a fundação irá auxiliar os órgãos de controle no acompanhamento das ações do novo GT. Juntos podemos obter mais feitos, com eficiência, eficácia e efetividade, atendendo nossa população", disse.

GTs com a participação da Funasa

A fundação, hoje, participa de três Grupos de Trabalho, tendo grande importância e auxiliando tanto na troca de conhecimento, quanto em capacitações. Além do GT para acompanhamento das ações e vacinações da COVID-19 na Paraíba, a Funasa está representada no Grupo de Trabalho de Obras Públicas, discutindo estratégias e ampliação de edificações públicas paralisadas, em andamento ou que já foram concluídas, para manter a regularidade da gestão das ações. O grupo também realiza a fiscalização dos casos de fraude de desvio de recursos públicos, da suspensão de recursos federais, da conclusão das obras pelos gestores, entre outras situações.

Outro GT que também possui a contribuição da instituição em sua área de atuação, é o Grupo de Trabalho de Integridade Empresarial, que desenvolve a educação de empresas para a obtenção de um programa de integridade em seu cronograma; a prevenção de irregularidades e corrupção dentro de entidades; e o diagnóstico da situação dos municípios em relação ao funcionamento regular das controladorias.

De acordo com Janaina Andrade, representante do MPF e coordenadora do Focco/PB, a Funasa realiza um papel de destaque, por contribuir com a saúde da população e no auxílio aos órgãos de controle. "A Funasa enquanto entidade, tem grande relevância ao integrar o Focco, especialmente nos eixos que estabelecem parcerias entre os órgãos na composição de esforços, na troca eficaz de informações, na realização de trabalhos em conjunto com a rede de controle e na capacitação de servidores para gerirem bem os recursos públicos, já que a autarquia fiscaliza obras de grande valor econômico e de enorme relevância para saúde nos aspectos social e ambiental", explica.