Voltar

Funasa participa da 4º Etapa de Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe

Funasa participa da 4º Etapa de Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe

A Suest/SE disponibilizou Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA) para contribuir com a equipe de Saneamento
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 21 Mai 2018 09:58:26 -0300

Última modificação: Seg, 21 Mai 2018 14:34:54 -0300

Técnicos da UMCQA de Sergipe realizando análises

Foto: Suest/SE

O laboratório móvel de análise de água da Superintendência Estadual da Funasa em Sergipe marcou presença na 4º Etapa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que foi realizado de 6 a 18 de maio. O evento busca diagnosticar os danos ambientais e adotar medidas preventivas e de responsabilização dos agentes causadores de danos ao meio ambiente, na região do Baixo São Francisco.

 
Uma Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA/Suest-SE) integrou a Equipe de Saneamento, que é dividida em dois grupos (I e II), responsável pela fiscalização da prestação dos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos dos municípios. O laboratório móvel realizou importante trabalho de coleta e análise da água nos dez municípios que fazem parte desta etapa da FPI: Aquidabã; Capela; Cedro de São João; Graccho Cardoso; Japoatã; Malhada dos Bois; Muribeca; Propriá; São Francisco e Nossa Senhora da Glória, este último, sede da 4º etapa.

 
A UMCQA fez testes físico-químico e bacteriológico de 110 amostras de água colhidas durante as duas semanas da FPI, cujas análises, segundo Neusita Oliveira, técnica de laboratório da UMCAQ-SE, apresentaram resultados satisfatórios. "Em 90% das amostras o cloro residual esteve dentro dos padrões exigidos pela portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde, que varia de 0,2mg/L a 2,0mg/L, o que mostra a eficácia do tratamento da água distribuída à população", disse a técnica. 


Para Alexandre Bueno, coordenador geral da Equipe de Saneamento, a participação da Funasa é fundamental para o êxito do trabalho. "Podemos contar com um laboratório que pode se deslocar para os alvos da fiscalização, nos fornecendo resultados técnicos, em tempo hábil, sobre condição da água, para que adotemos as providencias necessárias", enfatizou Bueno.

    
O técnico da Funasa, José Airton Santana, que acompanhou as Equipes de Saneamento realizando o trabalho de coleta da água, falou da satisfação em colaborar na fiscalização. ¿O trabalho é compensador, principalmente pela interação com os colegas que têm o objetivo comum de proteger o meio ambiente¿, disse o experiente servidor de 67 anos, que se orgulha dos 42 anos de atuação na área de saneamento.  

 
A Equipe de Saneamento I e II, da qual a Funasa faz parte, é uma das 13 equipes que atuaram no trabalho de fiscalização ambiental nos dez municípios da 4ª Etapa da FPI. As demais são: Abate Clandestino; Agrotóxicos; Aquática; Espeleologia; Arqueologia e Paleontologia; Fauna; Flora; Gestão Ambiental I e II; Mineração; Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais.