Voltar

Funasa participa da elaboração de 100 planos municipais de saneamento no Piauí

Funasa participa da elaboração de 100 planos municipais de saneamento no Piauí

Metade dos planos já passaram pela revisão final e outros 50 devem ser analisados até o final de 2021
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 22 Set 2021 17:27:27 -0300

Última modificação: Qui, 23 Set 2021 15:05:48 -0300

Representantes municipais durante a conferência final de elaboração dos PMSB

Foto: Prefeitura de Vila Nova do Piauí (PI)

Durante o mês de setembro, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de sua Superintendência Estadual no Piauí (Suest/PI), tem participado da conferência final de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) de 25 municípios piauienses. Além destes PMSB, a Funasa financia e acompanha a execução planos de outras 75 cidades do estado.

Para respaldar a elaboração e execução dos 100 Planos Municipais, foi firmado o Convênio (CV) nº 02/2015, entre a Funasa e o governo do Piauí, para capacitação e apoio na elaboração dos PMSB. A execução do convênio, que atende uma centena de municípios piauienses, está sendo acompanhada pelo Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (Nict) da Suest/PI.

Segundo a coordenadora do Nict da Suest, Madaila Guimarães, o apoio da Funasa tem sido essencial para o desenvolvimento dos PMSB. "Nosso auxilio possibilita que os municípios construam suas Políticas Municipais de Saneamento Básico, pois o plano de saneamento é como um passaporte para pleitearem recursos financeiros para obras de infraestrutura", destacou.

Para José Wilson de Carvalho, prefeito do município de Simões, que tem o PMSB em fase de conferência final, a parceria com a fundação foi indispensável e de grande benefício para a cidade e seus moradores. "É de suma importância, e de uma relevância muito grande, a parceria que se faz necessária para convênios e execução de futuros projetos de saneamento básico. E o maior impacto é na saúde da população, na água, no saneamento e nos resíduos sólidos", ressaltou.

Dos 100 municípios contemplados pela ação, 50 já concluíram os Planos Municipais de Saneamento Básico e 25 estão na fase de conferência. O restante deverá passar por essa etapa até dezembro deste ano. Após a fase de conferência, o último passo é o Relatório Final do PMSB, que será o Plano finalizado.