Voltar

Funasa participa de debate sobre centro de referência em saneamento

Funasa participa de debate sobre centro de referência em saneamento

Representantes de várias áreas da fundação compareceram e aproveitaram oportunidade para falar sobre educação em saúde ambiental, captações de resíduos sólidos, SALTA-z e saneamento rural
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 08 Set 2021 09:41:41 -0300

Última modificação: Qua, 08 Set 2021 09:42:47 -0300

Representantes da Funasa durante encontro no Café Integração

Foto: Suest/MG

"O contato direto com os municípios é de suma importância para a Funasa, pois, difundir nossa missão e competência, com a execução de programas dentro da Política de Saneamento Nacional, nos fortalece perante os munícipes", disse a superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde em Minas Gerais (Suest/MG), Edicluesa Veloso, sobre evento Café Integração, realizado na manhã no dia 27/8, em Viçosa. Com a participação de 39 prefeitos, de cidades associadas ao Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (Cisab) da Zona da Mata, encontro discutiu o andamento da implantação do Centro de Referência em Saneamento.

Na solenidade, os presentes aproveitaram a oportunidade para debater sobre as instalações do centro de referência que foi financiado pela fundação, por meio do Termo de Compromisso do Programa de Aceleração do Crescimento (TC/PAC) nº 5005/08. Outro assunto abordado foi o Convênio (CV) nº 0533/19, que prevê a compra de equipamentos para os laboratórios do local, que possibilitará a realização de mais de 70% das análises de água, exigidas pelo Ministério da Saúde (MS). Além da superintendente, a Funasa foi representada pela coordenadora de Gerenciamento e Celebração de Convênios (Cogec), Isaudina de Andrade, e pela coordenadora de Educação em Saúde Ambiental (Coesa), Roberta Barros.

Para Isaudina, o convênio viabilizará um projeto de grande importância para o setor saneamento no Brasil e no continente sul americano. "Esse convênio irá equipar a unidade de qualidade da água, que será uma referência no país ou até mesmo da América Latina. Esse é um projeto que, cada dia mais, vai servir aos municípios pequenos. Eu, sinceramente, fiquei muito feliz", declarou.

Também foram pautas da reunião as propostas para novas captações de resíduos sólidos urbanos e futuras aberturas referentes a área de educação em saúde ambiental.

Visita à Universidade de Viçosa

No mesmo dia, os representantes da fundação tiveram a oportunidade de visitar a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e se reunir com a vice-reitora, Rejane Nascentes, e membros do corpo docente da UFV para tratar sobre o andamento dos estudos de melhorias da Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) e sobre um projeto piloto do Programa de Saneamento do Brasil Rural (PSBR).

"Precisamos destacar as parcerias com as universidades, elas são polos de criação e disseminação de conhecimento e espaços de troca da comunidade interna com a externa, formada pela população. Isso fortalece a busca de parcerias no estudo de novas tecnologias na área de saneamento e a parceria com instituições como a UFV fomenta a busca de inovações tecnológicas nas mais diversas áreas, avançando a ciência nacional de maneira estratégica", destacou Edicleusa Veloso, sobre as parcerias com universidades federais.