Voltar

Funasa participa de evento de resíduos sólidos no DF

Funasa participa de evento de resíduos sólidos no DF

A cooperação de reciclagem celebrou a abertura de um Centro de Capacitação e Tratamento de Resíduo e contou com a presença de representantes da Fundação na comemoração
Por Natália Bosco

Publicação: Qua, 25 Set 2019 17:42:41 -0300

Última modificação: Qui, 26 Set 2019 13:51:44 -0300

Presidente Ronaldo Nogueira discursa para os catadores de lixo, em Ceilândia

Foto: Amanda Miguel

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira, participou, nesta quarta-feira (25/09), da inauguração do Centro de Capacitação e Tratamento de Resíduo da cooperativa de reciclagem Recicle a Vida, na Ceilândia. O evento celebrou a compra de equipamentos para reciclagem e os avanços da cooperativa.

Para a compra dos materiais, a Funasa investiu R$ 1,2 milhão. Ainda assim, durante a cerimônia, Ronaldo Nogueira declarou a que a grandiosidade da celebração não se deu pelos equipamentos materiais entregues para dar continuidade as ações, mas sim pelos resultados nas vidas das pessoas. "Iniciativas como esta dão dignidade, emancipação, libertação e resgata a esperança que o dia de amanhã será melhor que o dia de hoje", concluiu.

Em seu discurso, Ronaldo Nogueira destacou o pioneirismo da Fundação no apoio direto a cooperativas de catadores. "A Funasa é o único órgão com programa específico de apoio aos catadores. Ainda assim, estamos revisando a atuação da Instituição no apoio aos catadores, fomentando a participação das cooperativas nas rotas tecnológicas. É por isso que, para 2020, nós aumentamos em dez vezes o orçamento para ações como esta", afirmou.

A importância de atitudes como a da Recicle a Vida e a necessidade de multiplicar ações desse tipo em todo território nacional para construir uma sociedade consciente é o que norteia o Programa de Resíduos Sólidos da Fundação. Hoje, 70 famílias fazem parte da Recicle a Vida, que funciona desde 2006 e é uma das mais bem estruturadas do Distrito Federal (DF) com caminhões, prensas e esteira de 35 metros.

Com uma parceria de 10 anos, a Funasa e a cooperativa Recicle a Vida já firmaram cerca de quatro colaborações. Em julho deste ano, a Fundação participou de um evento da instituição de catadores onde o presidente Ronaldo Nogueira recebeu um quadro de agradecimento pelo reconhecimento, valorização e credibilidade aos catadores.

"O evento foi uma celebração. Desde 2009, quando firmamos uma parceria com a Funasa, a vida dos catadores melhorou muito. Nossa renda, dignidade e prestação de serviços progrediu", contou o presidente da cooperativa Recicle a Vida, Cleusimar Alves.

A cerimônia contou ainda com a presença do secretário de Relações Institucionais Vitor Paulo,  do administrador regional de Ceilândia José Goudim Carneiro, do administrador regional do Sol Nascente Fernando Fernandes, do secretário das Cidades Gustavo Aires e de outras autoridades locais.

Projeto Cataforte

Desde de 2013, a Fundação Nacional de Saúde apoia o projeto Cataforte III. O programa tem por finalidade estruturar redes solidárias formadas por cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis de modo a possibilitar avanços na cadeia de valor e inserção no mercado da reciclagem.

O projeto selecionou 33 Redes de Cooperação de Empreendimentos Econômicos Solidários totalizando, assim, 432 Associações e Cooperativas de catadores que participam do programa.