Funasa promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Ambiental

Funasa promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Ambiental

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 30 Set 2019 16:45:28 -0300

Última modificação: Seg, 30 Set 2019 17:32:03 -0300

Prefeitos, secretários e agentes públicos participaram do Encontro de Gestores e técnicos Municipais em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Ambiental, nesta quinta-feira (26/09). O evento foi uma iniciativa do Serviço de Saúde Ambiental da Superintendência Estadual (Suest) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Sergipe, coordenado por Gicelma Teixeira. A programação incluiu palestras, relatos de experiências dentro da temática ambiental e distribuição de kit ecológico ao público.

A superintendente estadual, Luiza Ribeiro, abriu o evento destacando a importância do trabalho da Funasa por meio de ações e programas na área ambiental e enfatizou a intenção de aproximar ainda mais a instituição dos municípios em Sergipe. "Tenham a Funasa como uma instituição parceira e que sempre estará de portas abertas para viabilizar o financiamento de projetos que colaborem com a saúde ambiental", enfatizou Luiza.

Iniciando as apresentações, o secretário do meio ambiente do município de Lagarto, Aloísio Andrade, falou sobre a importância do tratamento, da coleta adequada e da destinação do resíduo sólido naquele município. Aloísio Andrade relatou a experiência com a implantação do Galpão de Triagem da Coleta Seletiva, que retirou famílias do lixão da cidade dando em troca um trabalho digno e rentável.

O tema Resíduos Sólidos Domiciliares foi explorado pelo professor Carlos Messias, técnico ambiental da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, que falou os tipos de resíduos, potenciais de risco ao meio ambiente, e a forma correta do descarte.

Fechando a programação, o técnico em saneamento ambiental da Funasa, José Pereira, trouxe ao público informações e orientações sobre como os gestores públicos poderiam pleitear recursos financeiros para a aquisição de equipamentos e obras relacionadas à coleta e disposição de resíduos sólidos.        

O presidente do Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro Sul Sergipano (Conscesul), Adinaldo Nascimento, parabenizou a Funasa pela iniciativa do evento. "Meio ambiente não é o tema da moda, é uma necessidade. A Funasa está de parabéns por provocar o debate e a reflexão em torno de assuntos na esfera ambiental", disse Adinaldo, que é prefeito do município de Indiaroba, e, na oportunidade, representou a Federação dos Municípios de Estado de Sergipe (Fames).