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Funasa participa de lançamento de módulo para empresas na Plataforma +Brasil

Funasa participa de lançamento de módulo para empresas na Plataforma +Brasil

Com este novo módulo será possível que cada empresa faça seu cadastro, indicando dados, aumentando o rol de informações disponíveis e transparência sobre as contratações, além de permitir que a mesma insira a execução da obra no sistema, dando mais celeridade ao processo
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 19 Mai 2021 17:06:16 -0300

Última modificação: Qua, 19 Mai 2021 17:07:19 -0300

Coronel Giovanne Silva fala durante na abertura do evento virtual de entrega do novo módulo da Plataforma +Brasil

Foto: Paulo R. Souza/Funasa

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), participou, hoje (19/5), do Webinar de Lançamento do Módulo de Empresas da Plataforma +Brasil, realizado pelo Ministério da Economia (ME). A transmissão foi realizada ao vivo no YouTube e abordou questões sobre o funcionamento da modalidade e da plataforma, além de esclarecimento de dúvidas das empresas que participam das licitações públicas.  

O encontro virtual, que começou às 10h, contou com a participação do presidente da Funasa, Coronel Giovanne Silva; da vice-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Tatiana Thome; do presidente da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins; da secretária de Controle Externo da Administração do Estado do TCU (SECEX/ADMIN), Dione Mary; do secretário de gestão (SEGES/ME), Cristiano Heckert; da consultora da CNM, Marli Burato; e do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SEDGG/ME), Caio Paes.

Para Coronel Giovanne, a importância da plataforma se dá pela acessibilidade e transparência proporcionada ao cidadão, que tem a chance de acompanhar todos os passos da obra. "O cidadão pode acessar a plataforma e ver todas as fases que já foram executadas e a fase atual daquela obra. Com informações de custo, procedimentos adotados e a previsão de término. A plataforma permite que esse brasileiro, que reside no município, tenha a oportunidade de nos ajudar a fiscalizar as obras, que muitas vezes nós não conseguimos fazer através do nosso corpo técnico em tempo hábil", ressaltou, adiantando, em seguida, a parceria entre a fundação e o ME. "Já temos um cronograma de execução de três módulos já estabelecidos entre as duas instituições e, muito breve, nós poderemos estar noticiando esses módulos e colocando em prática, já trazendo efetivamente essas respostas que estamos precisando ofertar para o cidadão brasileiro".

Regina Lemos, diretora do Departamento de Transferências da União (DETRU), iniciou a apresentação com identificando o que está sendo lançado na modalidade e as principais mudanças. "Todo esse processo de licitação, contratação, autorização, medição da empresa e pelo fiscal, até sexta-feira passada, era feito ainda fora do sistema, por troca de papeis, planilhas, boletins e não havia essa transparência e rastreabilidade. O que estamos lançando hoje é justamente esses processos todos de forma automatizada". E finalizou respondendo a questionamentos enviados no chat da apresentação.

Módulo de Empresas

Desde a última segunda-feira (17/5), o acompanhamento e a comprovação do andamento das obras começaram a ser realizados de forma eletrônica e automática. Com isto, será possível que cada empresa faça seu cadastro, indicando dados, aumentando o rol de informações disponíveis e transparência sobre as contratações, além de permitir que a própria empresa, detentora das informações, insira no sistema a execução da obra, dando mais celeridade ao processo.