Voltar

Funasa participa de lançamento de projeto de Educação em Saúde Ambiental, em Goiás

Funasa participa de lançamento de projeto de Educação em Saúde Ambiental, em Goiás

Impulsionado pela fundação, projeto Cidade Resíduos Zero busca combater a geração excessiva de resíduos e o descarte inadequado de materiais
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 31 Ago 2021 10:45:34 -0300

Última modificação: Ter, 31 Ago 2021 10:47:57 -0300

Jandaia é a primeira cidade de Goiás a lançar o projeto Resíduo Zero

Foto: Prefeitura de Jandaia

Membros da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de sua Superintendência Estadual da Funasa em Goiás (Suest/GO), participaram do lançamento do Projeto de Educação em Saúde Ambiental "Cidade Resíduo Zero", no município de Jandaia, realizado na terça-feira passada (24/8). O projeto busca tornar conhecida a cultura do 'lixo zero' e promover educação em saúde ambiental, combatendo um dos grandes problemas do município, que é a geração excessiva de resíduos e o descarte inadequado. No evento, a Funasa foi representada pela chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Elayne Martins, e contou com a presença de outras autoridades.

Além da chefe do Sesam, o evento também contou com a presença da prefeita de Jandaia, Milena Pereira Lopes, da engenheira ambiental e coordenadora-geral do projeto, Marta Brito, e do engenheiro sanitarista, embaixador do lixo Zero no Brasil e coordenador técnico do projeto, Diógenes Ayres de Melo.

Cidade Resíduo Zero foi realizado de maneira híbrida, com participantes presencialmente e outros de forma on-line, para evitar que o ambiente ficasse cheio durante o período de pandemia. A população em geral pode acompanhar o lançamento do projeto pelo Instagram da prefeitura municipal.

Na ocasião, a prefeita agradeceu e enalteceu o trabalho da fundação, destacando a importância das orientações, apoio e agilidade, em especial na área de Educação em Saúde Ambiental. "Jandaia participou do edital de chamamento público da Funasa em 2017 e elaborou o projeto de Educação em Saúde Ambiental, versando sobre compostagem nas escolas. Esse foi modelo para os demais municípios. Hoje estamos lançando o projeto 'Cidade Resíduo Zero', sendo Jandaia a primeira cidade do estado de Goiás a realizar esta novidade", explicou.

O projeto, que teve aporte de R$ 215 mil da Funasa, é baseado em práticas de resíduo zero, que estimulam o consumo consciente, técnicas de redução e substituição de embalagens, além do reaproveitamento, reciclagem, compostagem e outras formas de destinação final ambientalmente adequadas fundamentadas no princípio dos 5R's - Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Segundo Elayne, o projeto é de grande importância e o desenvolvimento adequado pela prefeitura é essencial. "A Fundação Nacional de Saúde se sente honrada com o projeto do município de Jandaia, pois tratou de uma temática extremamente importante, -  promover a educação em saúde ambiental a partir da cultura de práticas resíduo zero", destacou.

Até o momento, 30% das ações já foram concluídas e, até o final de junho de 2022, ainda serão realizadas capacitações, oficinas de reaproveitamento, mobilizações e materiais educativos, direcionando o que fazer com os resíduos de forma sustentável.

Marta Brito considerou a ação um grande desafio, mas muito recompensador, "Minha preocupação e objetivo era saber otimizar o recurso financeiro do Governo Federal para resolver os problemas de resíduos sólidos. Trazer as pessoas para atuarem conscientemente na resolução do problema, trabalhar cada criança e morador, por meio do diálogo para ser responsável pelo resíduo produzido em sua casa, mostrou ser esse o caminho certo", afirmou a coordenadora-geral do projeto.

Para Diógenes Ayres, a participação da Funasa impulsionou o projeto, tornando possível o desenvolvimento da ação que busca zerar os resíduos sólidos de Jandaia. "Começamos esse sonho em 2014. Em 2017, com as orientações da Funasa, conseguimos elaborar o projeto e avançamos, pois, nenhuma ação acontece da noite para o dia. Agora, lançamos o Cidade Resíduo Zero com objetivo de disseminar as práticas de resíduos zero na cidade, criando e capacitando o Núcleo de Educação em Saúde Ambiental, disponibilizando as ferramentas necessárias e fazendo essas experiências chegarem a outros municípios. Com isso, motivamos gestores a adotar as medidas para a redução de resíduos sólidos", disse.