Voltar

Funasa participa de seminário do Pacto pelo Saneamento Básico

Funasa participa de seminário do Pacto pelo Saneamento Básico

Encontro online, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, discute universalização e futuro do acompanhamento de serviços de água potável e esgotamento sanitário
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 02 Ago 2021 16:15:13 -0300

Última modificação: Seg, 02 Ago 2021 16:16:55 -0300

Pacto discute o futuro da prestação de serviços municipais de saneamento

Foto: Milena Castro

No dia 22/7, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participou do seminário virtual intitulado de "Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário", como integrante do Pacto pelo Saneamento Básico, promovido pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos (CAEAE) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A universalização do saneamento, a prestação de serviços municipais, o fortalecimento e o acompanhamento da gestão pública, foram os principais assuntos debatidos no encontro vespertino, que apresentou o painel "O futuro da prestação de serviços municipais de saneamento".

O evento contou com a presença da diretora-executiva da Funasa, Fernanda Moraes; do superintendente estadual do Ceará, Marlos Andrade; e de representantes de outras instituições ligadas ao saneamento como Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARISCE), Secretaria de Cidades, Secretaria de Infraestrutura e Ministério da Economia. Ainda, o seminário foi prestigiado por cerca de 120 pessoas de todo o Brasil, apresentando dúvidas e sugestões.

Um dos pontos centrais da discussão, e de todo Pacto pelo Saneamento Básico, é planejar os próximos passos e caminhar para garantir o acesso a água de qualidade e esgotamento sanitário a todos os brasileiros, adequando a gestão à nova legislação.

Para a diretora-executiva da Funasa, Fernanda Moraes, o cenário para a atuação da Funasa é amplo e pode-se realizar um trabalho de cooperação entre o setor privado e a área pública, partindo para um fortalecimento. "A essência do Programa de Saneamento Brasil Rural (PSBR) e do novo marco legal do saneamento, a Lei nº 14.026, é fortalecer as linhas de universalização e o grande desafio é atrelar o público e o privado, o objetivo é a atuação conjunta. Hoje, que está em processo de criação, é um comitê interministerial do saneamento, para que seja possível todos os entes federativos, em conjunto, prestarem apoio aos entes municipais. Com essa conjuntura, a Funasa tem papel importante por meio do PSBR e de todas as suas vertentes", disse Fernanda.

Durante o seminário, também, foi apresentado pela CAEAE o "Cenário Atual do Saneamento Básico no Ceará", publicado em julho de 2021 e como uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, sob a coordenação do conselho.

Seminários do Pacto no Ceará

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizará seis seminários ao todo, de julho até setembro, com temas voltados para superar os desafios do saneamento básico, identificar estratégias, programas, projetos e ações que contribuam para o pacto de construção do "Cenário Atual do Saneamento Básico do Ceará", com vistas à universalização do serviço.