Voltar

Funasa participa do 31° Congresso da ABES

Funasa participa do 31° Congresso da ABES

Diretora-executiva da Funasa representou a instituição em evento nacional sobre saneamento e meio ambiente, realizado em Curitiba/PR
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 20 Out 2021 12:44:37 -0300

Última modificação: Qua, 20 Out 2021 12:45:45 -0300

Alceu Guérios Bittencourt, presidente da ABES, e Fernanda Morais, diretora-executiva da Funasa, no evento

Foto: Tércio Aragão Brilhante/ PFE/ Suest/CE

No último domingo (17/10), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participou do 31° Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), realizado em Curitiba, no Paraná. A diretora-executiva, Fernanda Morais, representou a instituição no evento, que durará até esta quarta-feira (20/10), e possui como tema "Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos".

O objetivo do congresso foi discutir os desafios considerando pilares do saneamento como a base para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Para isso, estiveram presentes representantes de instituições como a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e companhias estaduais de saneamento, permitindo uma vasta troca de experiências sobre saneamento, inclusão social e sustentabilidade.

Na ocasião, Fernanda Morais apresentou o alcance da atuação da fundação no Brasil e destacou o papel da instituição para a implementação de políticas públicas de saneamento no país. "A Funasa, como uma autarquia ligada ao Ministério da Saúde, possui um papel de grande relevância na implementação de políticas públicas de saneamento, que passa por seus quatro eixos. Além das ações em saúde ambiental. Nós estamos presentes em quase cinco mil municípios e com capilaridade em todos os estados", disse.

Além disso, a diretora-executiva destacou que as ações da fundação nas linhas de Saneamento para Promoção da Saúde e Saúde Ambiental para Redução dos Riscos à Saúde Humana, são parte importante para o alcance dos objetivos do Marco Regulatório do Saneamento. "Em relação à atuação em saúde ambiental, nós estamos trabalhando com novas tecnologias, para que possamos enfrentar esses novos desafios do Marco do Saneamento e, dentro dessas novas atribuições, eu destaco que a Funasa, hoje, tem um papel muito relevante nas áreas rurais e em áreas que existe maior vácuo de atuação. Ainda, a instituição tem ações primordiais juntamente com a Agenda 2030 da ONU", afirmou.

Congresso da ABES e relevância nacional

Realizado há seis décadas, o evento discute e integra as ações para alcançar a universalização do saneamento, conectando especialistas do setor, pesquisadores, profissionais e estudantes, órgãos públicos e privados, empresas e organizações sociais à ciência, pesquisa e inovação tecnológica. "A pandemia foi um grande desafio para realizarmos o congresso, mas isso é pequeno comparado com a tragédia que se abateu em nosso país. O mais grave foi os impactos causados, principalmente, às parcelas mais vulneráveis da população e isso destaca a responsabilidade que temos como profissionais de saneamento. Falamos muito em universalização, mas precisamos ressaltar que universalizar é atender essa população mais vulnerável", disse o presidente da ABES, Alceu Guérios Bittencourt.

Para conferir a cerimônia de abertura completa, clique aqui.