Voltar

Funasa participa do SIRWASH no Peru

Funasa participa do SIRWASH no Peru

Evento realizado pela primeira vez em Lima, SIRWASH discutirá os ambientes de inovação, intercâmbio de conhecimentos e regulamentos facilitadores para promover serviços de água, saneamento e higiene de qualidade sustentáveis às comunidades rurais
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 22 Jun 2022 20:49:01 -0300

Última modificação: Qui, 23 Jun 2022 09:45:26 -0300

Funasa participará de dois painéis no evento realizado na capital peruana

Foto: Divulgação/SIRWASH

Um dos grandes desafios dos países da América Latina e do Caribe é melhorar o acesso à água e ao saneamento nas áreas rurais, o que exige esforços significativos dos governos para poder oferecer serviços de qualidade nessas áreas. As áreas rurais são diversas, geograficamente, culturalmente e socialmente. Mas muitos dos desafios são comuns. Por conta disso, nestas quinta-feira (23/6) e sexta-feira (24/6),, será realizado o evento os "Diálogos SIRWASH - Examinar as políticas públicas para serviços de água, saneamento e higiene rurais sustentáveis e inovadores", em Lima, no Peru.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participará de três painéis do evento. No primeiro dia, Érika Stefane de Oliveira Salustiano, coordenadora de Água e Esgoto, do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp) falará sobre os "Avanços e desafios na implementação de políticas e programas para serviços rurais de água, saneamento e higiene", e Paulo Roberto de Souza, chefe de Gabinete, abordará o "Programa SIRWASH - Trabalhando em aliança em nível global para os ODS". Na sexta-feira (24/6), o painel tem como tema "Aprofundando. O papel do município nos serviços de Água e Saneamento e sua articulação com os diferentes níveis de governo e intersetorialidade¿, com a participação de Juliana Zancul, analista de Infraestrutura, que falará sobre "Fóruns Estaduais: Programa Saneamento Brasil Rural".

O Programa SIRWASH é uma colaboração entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (COSUDE) e tem como objetivo melhorar os ambientes de inovação, intercâmbio de conhecimentos e regulamentos facilitadores para promover a capacidade necessária para fornecer serviços de água, saneamento e higiene de qualidade sustentáveis às comunidades rurais, especialmente, às populações vulneráveis e desfavorecidas.

O programa tem foco especial no Brasil, Bolívia, Haiti e Peru, embora também opere em nível regional e global. O SIRWASH tem como um de seus eixos de trabalho o impacto nas políticas públicas de água e saneamento rural, por meio da defesa do diálogo político e apoio às suas autoridades nacionais e globais na formulação, promoção e implementação de políticas públicas.

Para fazer a inscrição e participar do evento, clique aqui.