Voltar

Funasa promove seminário de Avaliação de Impactos à Saúde

Funasa promove seminário de Avaliação de Impactos à Saúde

Realizado pela Fundação na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o evento reuniu especialistas do tema saneamento
Por Amanda Miguel

Publicação: Ter, 16 Abr 2019 13:08:08 -0300

Última modificação: Ter, 16 Abr 2019 13:09:58 -0300

Presidente da Funasa Ronaldo Nogueira participa do I Seminário de AIS 2019

Foto: Daniel Ribeiro

A abertura do I Seminário sobre estratégias de Avaliação de Impactos à Saúde (AIS) das ações de saneamento e saúde ambiental da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi realizado na manhã desta terça-feira, 16/04, na sede da Organização Pan ¿ Americana da Saúde (OPAS), em Brasília. O encontro, que tem duração de dois dias, traz como objetivo apresentar e discutir alternativas e estratégias metodológicas para avaliação de impacto da implementação das ações de saneamento e de saúde ambiental, realizadas pela Funasa, na saúde das populações.

O presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira esteve na mesa de abertura acompanhado da coordenadora da unidade técnica de determinantes da saúde, doenças crônicas não transmissíveis e saúde mental da OPAS/OMS, Katia Campos; o Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Marco Menezes; o Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Leonardo Vilela; Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Marco Menezes e Secretário de Controle Externo da Saúde do Tribunal de Contas da União, Carlos Augusto De Melo Ferraz.

Ronaldo Nogueira, destacou os 28 anos de trabalho da Fundação em prol da saúde pública e falou da importância do trabalho da Funasa e realização deste I Seminário. "Quero agradecer os parceiros da Funasa presentes e que trabalham junto conosco na promoção da melhora da qualidade de vida das pessoas. Este será o primeiro seminário de muitos. Aqui temos a possibilidade de adequar medidas efetivas e pontuais, além de abordarmos um diagnóstico preliminar para que as ações sejam concretizadas de forma eficaz e dentro do prazo de entrega. O capital intelectual deste seminário é fundamental para asseguramos a promoção e proteção à saúde", finalizou desejando um excelente seminário a todos.

Os subsídios teóricos e a apresentação de experiências durante o Seminário vão contribuir na implementação de metodologias estratégicas, trazendo aos profissionais envolvidos a oportunidade de conhecer e participar das ações executadas pela Funasa nos municípios, a partir da avaliação de impactos à saúde da população.

Abertura dos painéis

Após encerramento da Mesa, o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp/Funasa) Ruy Gomide Barreira saudou os participantes, organizadores e oficializou a abertura do Painel Nacional, que contextualiza a Avaliação das Políticas Nacionais Públicas (Metodologia AIS).